Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Estudante da Tom Jobim ? EMESP ingressa na Juilliard School

30 de setembro de 2009

Hélio Augusto de Moraes, de 17 anos, é aluno da Tom Jobim – EMESP desde 2006. Iniciou o curso de trombone tenor ainda como iniciante sob orientação do professor Gilberto Gianelli, com quem estudou nestes três anos.

Em 2009, além de integrar a Banda Sinfônica Jovem do Estado, da regente Mônica Giardini, Hélio realizou um teste e foi aprovado para o Pre-College da Juilliard School, um passo muito importante que antecede o curso regular nessa instituição, um das mais importantes escolas de música do mundo, situada em Nova York.

Apesar de ter parentes que moram a cerca de uma hora de Manhattan, Hélio não teria condições de se manter nos Estados Unidos por conta própria, ou com auxílio de sua família. No entanto, a instituição de ensino norte-americana ofereceu uma bolsa de estudos integral e alojamento para o jovem instrumentista brasileiro poder dedicar-se exclusivamente à música. “Fiz o teste para a bolsa de estudos por experiência. Como não esperava pela aprovação, não tinha me preparado. A Juilliard foi muito generosa comigo ao oferecer todas as condições para que eu pudesse estudar lá. Do contrário, eu não teria condições de ficar nos Estados Unidos”, revelou Hélio.

No dia 7 de setembro, Helio começou a sua trajetória na Juilliard School.  O Pre-College é uma etapa preparatória para o curso regular da instituição e alguns dos professores titulares também ensinam nesse curso. A intenção do estudante brasileiro é permanecer na Juilliard para complementar a sua formação em Nova York, possivelmente realizando mestrado na escola.

“A Juilliard School é a melhor escola do mundo. Quando o Hélio me disse que tinha parentes morando no Estado de Nova York, recomendei que ele fizesse o teste na Juilliard. Por email, ele me disse que havia sido aprovado e que a escola lhe ofereceu uma bolsa integral. Insisti para que ele fizesse de tudo para conseguir ficar em Nova York”, destacou Gilberto Gianelli, seu professor há três anos. Hélio começou a estudar na Tom Jobim – EMESP em 2006, ainda no nível iniciante.

“Sinto que outros alunos da Tom Jobim – EMESP poderiam seguir este mesmo caminho. O nível dos estudantes é muito alto. Para se ter uma ideia, fizemos um concurso em 2008 de metais, no qual concorreram trombone, trompa e trompete, e o Hélio ficou em quinto lugar. Os dois primeiros lugares foram alunos meus de trombone baixo”, explicou Gilberto.

“Pude constatar que a Tom Jobim – EMESP oferece uma ótima formação, com professores muito qualificados. Os estudantes daqui estão bastante avançados, com todas as condições de concorrer com músicos de outros países.”, finalizou Hélio.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.