Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

EMESP Tom Jobim realiza o IV Encontro Internacional de Música Antiga

02 de junho de 2015

Durante cinco dias, de 8 a 12 de junho (segunda a sexta), a EMESP Tom Jobim vai receber a quarta edição do Encontro de Música Antiga, que visa difundir as práticas interpretativas históricas no Brasil e despertar o interesse pelo repertório musical dos séculos XVII e XVIII.

Sob a curadoria do músico Luis Otavio Santos, que é violinista, coordenador pedagógico do Núcleo e um dos maiores nomes do cenário barroco brasileiro, o Encontro de Música Antiga propõe uma atividade pedagógica conjunta, entre os professores do Núcleo e alunos da escola e de outras partes do Brasil, com o objetivo de formar uma orquestra barroca. A programação, toda gratuita, oferece master classes com os principais músicos brasileiros de performance em instrumento de época e um concerto de encerramento da Orquestra Barroca – formada especialmente para o evento – com o Coral Jovem do Estado, grupo artístico estruturado, formado por bolsistas da EMESP Tom Jobim.

 

No dia 10 (quarta-feira), acontecem as master classes de oito instrumentos com os professores do Núcleo de Música Antiga da EMESP. São profissionais especializados nos principais conservatórios de música da Europa, com sólida experiência internacional, como por exemplo: em violino barroco, a atividade será com Luis Otavio Santos (formado na Holanda e professor em escolas de música de Florença, na Itália, e de Bruxelas, na Bélgica, por quase dez anos), em flauta doce com Ricardo Kanji (também regente e especialista em interpretação da música barroca e clássica pelo Conservatório Real de Haia, onde foi professor durante os quase 25 anos em que morou na Holanda) e em violoncelo barroco, com o músico paraense João Guilherme Figueiredo (pesquisador de música antiga e instrumentista da viola da gamba – desenvolvido no século XV e semelhante ao violão).

 

Aos interessados em traverso, a aula será com a italiana Livia Lanfranchi (diplomada em flauta moderna pelo Conservatório de Santa Cecília, em Roma, e especializada no instrumento e música antiga pela Escola da Basiléia, da Suíça) e já para canto barroco, a atividade será com a soprano brasileira Marília Vargas (considerada uma das mais ativas e respeitadas de sua geração, com formação na Suíça, incluindo o Conservatório de Zurique, e intensa carreira de concertos pelo país e em todo o mundo, já tendo se apresentado nas principais salas da Europa). Haverá também master classes de cravo com o pianista Alessandro Santoro (mestre pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou, na Rússia), de oboé barroco com Natalia Chahin e de cordas dedilhadas barroca, com Guilherme de Camargo. 

 

Após a semana de ensaios diários, o resultado desta ação pedagógica será apresentado em um concerto no dia 12 de junho (sexta), às 20h, no Auditório da Faculdade Santa Marcelina (FASM), em Perdizes. Sob direção e regência do violinista Luis Otavio Santos, a Orquestra Barroca irá se apresentar com o Coral Jovem do Estado e alunos de canto barroco do Núcleo de Música Antiga. No repertório, obras dos compositores alemães Georg Philipp Telemann e Johann David Heinichen e do italiano Antonio Vivaldi.

Serviço

IV Encontro de Música Antiga EMESP

Data: de 8 a 12 de junho (segunda a sexta)

 

Programação:

Master classes

Data: 10 de junho (quarta-feira)

Horário: das 14h às 17h

Local das atividades: EMESP Tom Jobim (Largo General Osório, 147, Luz – São Paulo)

 

Violino Barroco com Luis Otavio Santos

Flauta Doce com Ricardo Kanji

Traverso com Livia Lanfranchi

Oboé Barroco com Natalia Chalin

Cravo com Alessandro Santoro

Cordas Dedilhadas Barrocas com Guilherme de Camargo

Viloncelo Barroco com João Guilherme Figueiredo

Canto Barroco com Marília Vargas

 

Concerto de encerramento

Orquestra Barroca e Coral Jovem do Estado

Regente: Luis Otavio Santos

Data: 12 de junho (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: Auditório da Faculdade Santa Marcelina (FASM)

Endereço: Rua Doutor Emílio Ribas, 89, Perdizes, São Paulo-SP

Entrada gratuita

 

Programa:

Georg Philipp Telemann (1681 – 1767) – Suíte em mi m (1a Tafelmusik)   para flautas transversas e cordas

 

Johann David Heinichen (1683 – 1729) – Concerto em si b M   para flautas doces, oboes e cordas

 

Antonio Vivaldi (1678 – 1741) – Gloria em Ré maior para coro, solistas e orquestra

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.