Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Duas bolsistas se apresentam como solistas em concerto da Banda Sinfônica Jovem do Estado

27 de novembro de 2014

Vencedoras do concurso Jovens Solistas 2014, Giovanna Finardi di Biagio Silva (piccolo) e Letícia Maia Durante (flauta) terão a oportunidade de se apresentar como solistas com a Banda Sinfônica Jovem do Estado no próximo domingo, dia 30 de novembro, no Grande Auditório do MASP.
 


(Foto: Marcus Vinicius Magalhães)

Realizada no dia 9 de outubro, a prova final do concurso Jovens Solistas, que tem como objetivo dar oportunidade para os jovens talentos solarem com o grupo, contou com dez candidatos.


Bolsista da Banda Sinfônica Jovem do Estado desde 2012, Giovanna Finardi destaca a importância de se apresentar como solista pela primeira vez. ”Eu acho incrível o concurso Jovens Solistas, pois é algo raro para nós estudantes. É difícil ter a oportunidade de solar com uma orquestra ou uma banda. Fiquei muito feliz com o resultado. Vai ser uma experiência muito importante para mim”, conta a jovem de 18 anos, natural de Jundiaí, no interior de São Paulo.


Em 2013, como flautista, Giovanna ficou em segundo lugar. Na ocasião, apenas o primeiro colocado teve a oportunidade de solar com a Banda. “No ano passado, quase ganhei o concurso. Sendo assim, em 2014, como ingressei na Banda na vaga de piccolo, comecei a estudar a obra Concerto para Piccolo e Orquestra, de Lowell Liebermann, cinco meses antes do dia da prova. Optei por essa obra, pois é um concerto muito pedido para orquestras e bandas profissionais”, revela.


Giovanna entrou na EMESP Tom Jobim em 2008, e teve aulas com os professores Helcio De Latorre e Cássia Carrascoza. Em 2014, iniciou a graduação de flauta transversal pela UNESP.


Também se apresentando pela primeira vez como solista, Letícia Durante ingressou na Banda Sinfônica Jovem do Estado no início deste ano. Em 2013, a jovem de 21 anos era bolsista da Orquestra Jovem Tom Jobim. “Escolhi para o concurso, Fantasia Brilhante sobre “Carmen”, de François Borne, pois já tinha tocado em outras ocasiões, em recitais na faculdade. Mesmo assim, estou estudando todos os dias, de duas a três horas para o concerto”, conta.

 


(Foto: Marcus Vinicius Magalhães)

Letícia está no último ano da graduação de flauta transversal na UNESP. Ela entrou na EMESP Tom Jobim em 2006 e teve aulas com os professores Marcelo Adib, Cássia Renata, Helcio De Latorre e Marcos Kiehl.


O concerto da Banda Sinfônica Jovem do Estado acontece no domingo, dia 30 de novembro, sob a regência da maestrina Mônica Giardini. Além das obras Concerto para Piccolo e Orquestra, de Lowell Liebermann, e Fantasia Brilhante sobre “Carmen”, de François Borne, o grupo apresentará Armenian Dances, de Alfreed Reed, e Dance Movements, de Philip Sparke.
 

 

por Marcus Vinicius Magalhães