Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Coral Jovem do Estado interpreta obras românticas no MASP

16 de outubro de 2012

O período romântico é o destaque do concerto que o Coral Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, realiza dia 21 de outubro, domingo, às 11 horas, no MASP. A apresentação contará com regência de Fernando Tomimura e participação do organista e pianista Israel Mascarenhas.

O repertório tem início com duas partsongs, canções sobre textos seculares escritas em diversas partes e de textura predominantemente homofônica, do compositor irlandês Sir Charles Villiers Stanford. São elas: Heraclitus, sobre poema de Calímaco de Alexandria lamentando a morte do grande filósofo pré-socrático grego, e The Blue Bird, a partir de poema de Mary Coleridge.

Na sequência, serão interpretadas quatro partsongs do compositor britânico Edward Elgar: O happy eyes, Love, My love dwelt in a northern land e Spanish serenade. A temática espanhola também perpassa o quarteto vocal Dunkler Lichtglanz (Brilho Escuro da Luz), do alemão Robert Schumann, décimo item de seus Spanische Liebeslieder (Canções de Amor Espanholas), para formações variadas. Serão apresentadas também outras quatro obras do compositor: Der Traum (O Sonho), Sommerlied (Canção de Verão), Glockentürmers Töchterlein e Wenn Ich ein Vöglein wär (Se eu fosse um pássaro).

O programa traz também duas obras formadas por quartetos vocais acompanhadas por piano do compositor Johannes Brahms. São elas: Nächtens (À Noite), sobre texto de Franz Kugler, que evoca os fantasmas que nos assolam à noite, e Der Gang zum Liebchen (O Caminho até a Amada), escrito quando o compositor tinha 30 anos, é a tradução de um texto folclórico tcheco.

Completam o repertório a obra Der Tanz (A Dança) e Die Geselligkeit (A Companhia), do compositor vienense Franz Schubert (1797-1828). A primeira trata-se de um quarteto vocal humorístico, escrito para advertir a Irene von Kiesewetter sobre os males que a atividade coreográfica poderia acarretar à sua saúde. Já a segunda é uma obra animada que reflete o espírito das Schubertíades, as festas em torno da música de Schubert que animavam os lares de Viena nas primeiras décadas do século XIX.
 

Programa:

C. V. Stanford – Heraclitus
                         The blue bird
 
 
E. Elgar – O happy eyes 
               Love 
               My love dwelt in a northern land
               Spanish serenade 
 
 
R.Schumann – Dunkler Lichtglanz, blinder Blick 
                       Der Traum
                       Sommerlied
                       Glockentürmers Töchterlein
                       Wenn Ich ein Vöglein wär 
 
 
J. Brahms – Nächtens 
                   Der Gang zim Liebchen 
 
 
F. Schubert – Der Tanz 
                     Die Geselligkeit

SERVIÇO
Coral Jovem do Estado
Data: 21/10, domingo
Horário: 11h
Local: MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578 – São Paulo
Capacidade: 374 lugares
Faixa etária: livre
Entrada: R$6,00 e R$3,00 (meia)
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.