Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Coral Jovem do Estado interpreta músicas brasileiras em dois concertos em São Paulo

06 de novembro de 2012

O Coral Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, destaca a escrita coral utilizadas pelos compositores brasileiros da segunda metade do século XX em duas apresentações: dia 7, quarta-feira, às 20 horas, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, e dia 11, domingo, às 11 horas, no MASP.

Sob regência de Samuel Kerr, a apresentação tem início com Missa Caiçara, da paulistana Kilza Setti. A obra foi uma encomenda da prefeitura de Peruíbe, escrita em 1990 e estreada em 1996 pelo Coral Paulistano, regido também por Samuel Kerr. O Benedictus é a parte mais breve da missa, e aquela de harmonia mais complexa.

Na sequência, os jovens interpretaram Lua Lua Lua, Pra peneirar e O menino ruivo, obras da gaúcha Esther Scliar em que é adotada estética nacionalista. O paulista Damiano Cozzella, um dos principais expoentes das vanguardas da década de 1960, traz Ruidismo dos Pobres, peça que tem mais três títulos (Homenagem ao gravador; Inácio, toma um analgésico; Homenagem ao jornal), e é recheada de trechos fora do convencional e instruções aos cantores como “come umas torradinhas”, “escova os dentes” e “bate umas fotos”.

De Renato Lemos, compositor com carreira entre o erudito e o popular, aluno de Samuel Kerr, serão interpretadas Fogo Frágua (2005, texto de Thiago de Mello) e O Homem Sonha (1998, versos de Paulo Eiró), ambas homenagens a Kerr, no qual recorre à voz falada, demandando o emprego de um megafone pelo regente, além de O Aluno, sobre poesia de José Paulo Paes.

O santista Almeida Prado, um dos principais compositores brasileiros da segunda metade do século XX, traz sua A Missa da Paz, uma das primeiras obras do gênero de música sacra com texto litúrgico em português, na esteira da liberação ocorrida no Concílio Vaticano II (1962-5).

O encerramento fica por conta de Caleidoscópio, do baiano Lindembergue Cardoso, em que traz uma síntese entre escrita musical “vanguardista” e comunicação com o público.

Programa:

KILZA SETTI
Missa Caiçara
Benedictus
 
ESTHER SCLIAR
Lua Lua Lua
Pra peneirar
O menino ruivo
 
DAMIANO COZZELLA
Ruidismo dos Pobres
 
RENATO LEMOS
Fogo de frágua
O homem sonha
O aluno
 
ALMEIDA PRADO
Missa da Paz
Kyrie
Gloria
Credo
Sanctus e Benedictus
Agnus Dei
 
LINDEMBERGUE Cardoso
Caleidoscópio

SERVIÇO
Coral Jovem do Estado
Data: 7/11, quarta-feira
Horário: 20h
Local: Santuário do Sagrado Coração de Jesus
Endereço: Alameda Dino Bueno, 353 – Campos Elíseos
Faixa etária: livre
Entrada franca

Data: 11/11, domingo
Local: MASP
Horário: 11h
Endereço: Av. Paulista, 1578 – São Paulo
Faixa etária: livre
Entrada: R$6,00 e R$3,00 (meia)

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.