Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Coral Jovem do Estado destaca obras renascentistas em concerto no MASP

14 de junho de 2012

O período Renascentista é resgatado pelo Coral Jovem do Estado em apresentação no dia 17 de junho, domingo, às 16 horas, no MASP. O concerto contará com regência de Fernando Tomimura e destaca alguns dos diversos estilos polifônicos (termo aplicado para a música em que duas ou mais linhas melódicas soam simultaneamente) que floresceram no século XVI.

“Selecionei peças que representam bem o que foi produzido para coral no período Renascentista, desde grandes compositores, como Cristóbal de Morales e Orlande de Lassus, até alguns não tão conhecidos, mas igualmente importantes para a música”, explica o regente Fernando Tomimura.

O concerto abre com Missa de Beata Virgine, de Cristóbal de Morales, na qual reutiliza, com grande engenho, melodias do canto gregoriano. Já Clément Janequin traz Le Chant des Oiseaux, obra que apresenta onomatopeias, ao imitar o som dos pássaros.

Serão apresentadas também peças de compositores que utilizavam a composição polifônica em Paris, entre 1420 e 1620. São elas: Ancor che col partire, de Cipriano de Rore, Chi salirà per me, de Giaches de Wert, e La nuit froide et sombre, de Orlando de Lasso.

Completam o repertório madrigais de dois compositores britânicos que também utilizavam a polifonia: The silver swan, de Orlando Gibbons, principal nome da música na Inglaterra em sua época, e Hark, all ye lovely saints, de Thomas Weelkes. Para encerrar, foram selecionadas peças do principal compositor de madrigais de todos os tempos, o italiano Claudio Monteverdi. Ecco mormorar londe e Io mi son giovinetta fazem parte dos nove livros de madrigais do compositor.

Programa:

Cristóbal de Morales
Missa de Beata Virgine
– Kyrie
– Gloria
– Credo
– Sanctus
– Benedictus

Clément Janequin
Le chant des Oiseaux

Orlando Gibbons
The silver swan

Thomas Weelkes
Hark, all ye lovely saints

Orlande de Lassus
La nuit froide et sombre
S´io esca vivo de´ dubbiosi scogli

Giaches de Wert
Chi salirà per me
Vezzosi augelli

Cipriano de Rore
Ancor che col partire

Claudio Monteverdi
Ecco mormorar l´onde
Io mi son giovinetta

SERVIÇO
Coral Jovem do Estado
Data: 17 de junho (domingo)
Horário: 16h
Local: MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578 – São Paulo
Capacidade: 374 lugares
Faixa etária: livre
Entrada: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia)
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.