Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Camerata de Violões na Pinacoteca

18 de agosto de 2016

A Camerata de Violões do Guri se apresenta na Pinacoteca do Estado de São Paulo, neste sábado, 20 de agosto, às 12h. A entrada é gratuita. O grupo, sob a regência do maestro Pietro Carlo Corrêa, trabalha repertórios com base na trajetória do violão brasileiro do século XX. Para esta apresentação, os alunos interpretam composições que vão de Vivaldi, com Concreto Grosso Op. 3 nº 8 – III, a Jimmy Page e Robert Plant, com a famosa música Stairway to Heaven, passando por Georges Bizet, Habanera, e a tradicional Bachiana nº 5, de Villa-Lobos.

Criada em 2010, a Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri tem o patrocínio do grupo Verzani & Sandrini, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e é um dos dez conjuntos musicais do programa Guri, que atende um total de 13 mil crianças e adolescentes nos 46 polos espalhados na capital e Grande São Paulo.

Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura nestas praças. A Camerata de Violões é formada por 30 integrantes, todos alunos do Guri, e já se apresentou em importantes espaços culturais da cidade de São Paulo como o Itaú Cultural, a Biblioteca de São Paulo, Praça Victor Civita, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e no Instituto de Artes da Unesp. 

Repertório:

Philip Glass  (1937)Opening (Arranjo: Orlando Fraga)

Antonio Vivaldi  (1678-1741)Concerto Grosso Op. 3 Nº 8 – III – (Transcrição Edson Lopes)

Georges Bizet (1838-1875) – Habanera (Arranjo: Cláudio Weizmann)

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)A lenda do Caboclo (Arranjo: Thales Maestre) 

      – Bachiana nº 5 

César Guerra-Peixe (1914-1993)Mourão (Arranjo: Thales Maestre)

Astor Piazzola (1921-1992)Libertango (Arranjo: Marcelo Brazil)

Carlos Gardel (1890-1935)Por una Cabeza (Arranjo: Pietro Carlo) 

Jimmy Page (1944) e Robert Plant (1948)Stairway to heaven (Arranjo: Ricardo Grion) 

Damaso Pérez Prado (1916-1989)Mambo nº 5 (Arranjo: Pietro Carlo) 

 

Serviço:

Camerata de Violões do Guri na Pinacoteca do Estado

Regente: Pietro Carlo Corrêa

Data: 20 de agosto, sábado

Horário: 12h

Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo

Endereço:  Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo

Entrada gratuita

 

Pietro Carlo Corrêa – regente

Bacharel em violão pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Pietro é formado em violão popular pela Universidade Livre de Música Tom Jobim. Foi aluno do Conservatório de Música de Guarulhos, recebeu o 1° lugar no V e VII Concursos de Música de Câmara da Universidade Cruzeiro do Sul e há dez anos desenvolve trabalhos com educação musical em projetos sócio-culturais dedicando-se prioritariamente à didática relacionada ao ensino coletivo do violão. É professor do Guri gerido pela Santa Marcelina Cultura, onde também conduz a Camerata de Violões Infantojuvenil e professor no curso de Licenciatura em Música da Faculdade Cantareira.O grupo infanto-Juvenil Camerata de Violões do Guri se apresenta na Pinacoteca do Estado de São Paulo, neste sábado, 20 de agosto, às 16h. A entrada é gratuita. O grupo, sob a regência do maestro Pietro Carlo Corrêa, trabalha repertórios com base na trajetória do violão brasileiro do século XX. Para esta apresentação, os alunos interpretam composições que vão de Vivaldi, com Concreto Grosso Op. 3 nº 8 – III, a Jimmy Page e Robert Plant, com a famosa música Stairway to Heaven, passando por Georges Bizet, Habanera, e a tradicional Bachiana nº 5, de Villa-Lobos.

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.