Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Camerata Cumbica apresenta as cordas em aula-espetáculo

06 de novembro de 2008

Orquestra sob regência de Emiliano Patarra tocou no CEU Cidade Dutra

Camerata CumbicaMinutos antes de começar a aula-espetáculo do Guri Santa Marcelina no CEU Cidade Dutra, na última quarta-feira, dia 05 de novembro, Luiz Fernando Costa da Silva (10), aluno de saxofone do programa, revelava: “Nunca vi uma camerata, mas acho que vai ser muito bom. Quer dizer, ótimo!”.

E foi mesmo. A Camerata Cumbica, nome da orquestra de cordas regida pelo maestro Emiliano Patarra, deu um show. Os violinos, violas, violoncelos e contrabaixo preencheram todo o palco, para a execução de um repertório instigante, que compreendeu todos os períodos da música.

As crianças se admiravam com a beleza dos instrumentos e da execução. “Que legal”, falavam sobre o pizzicato, modo de tocar os instrumentos dando “beliscões” nas cordas. Nos improvisos, aplaudiram bastante o violoncelista que executou a música tema do desenho animado Pica-Pau.

O regente Emiliano Patarra explicou cada um dos instrumentos e contou curiosidades para as crianças, como o que é um spalla (primeiro-violino de uma orquestra), o que é o arco (peça utilizada para extrair o som dos instrumentos, feita de madeira e crina de cavalo) e o que é um espigão (apoio do violoncelo e contrabaixo).

As crianças, por sua vez, faziam perguntas e pedidos para a orquestra: “dá para usar outros instrumentos numa orquestra de cordas?”, “qual é o nome daquele grandão ali?” – referindo-se ao contrabaixo, “dá pra tocar música de suspense?”.

No final da aula-espetáculo, Luiz Fernando confirmou a sua expectativa: “Foi mesmo ótimo! Gostei da música que eles tocaram no final”. Seu amigo, Felipe Vogel (09), aluno de violão do Guri Santa Marcelina, também aprovou: “Gostei muito quando eles tocaram a música do Pica-Pau e a música de suspense. Faço violão, mas gostei muito dos outros instrumentos!”.

A próxima aula-espetáculo da Camerata Cumbica será no dia 26 de novembro, no CEU São Rafael. Conheça os outros grupos que se apresentam neste mês!

Camerata Cumbica

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.