Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Bolsista da Orquestra Jovem do Estado é aprovada para realizar mestrado na Dinamarca

29 de junho de 2015

Camila Ribeiro, aluna de música de câmara e bolsista da Orquestra Jovem do Estado, foi aprovada para realizar mestrado de performance na Academia Nacional de Música da Dinamarca, sob orientação do violista brasileiro Rafael Altino.


Foto: Adriana Elias

Natural de Brasília, a jovem, de 22 anos, entrou na EMESP Tom Jobim no final de 2013 para ter aulas de música de câmara com o professor Pedro Gadelha. “É incrível o que a EMESP pode nos proporcionar de masterclasses, workshops, além do ambiente musical com nível altíssimo de músicos. Costumo dizer que aprendemos muito por osmose só de estar na EMESP”, conta a violista.

Também em 2013, Camila foi aprovada para integrar o naipe de violas da Orquestra Jovem do Estado. Sob regência do maestro Cláudio Cruz, ela teve a oportunidade de se apresentar em importantes salas de concerto do mundo. “As viagens que fiz com a Orquestra Jovem do Estado mudaram muito minha vida. Se eu não tivesse tido a experiência de viajar para a Europa, não teria coragem de ir sozinha para a Dinamarca. Então, digo que foi um pontapé inicial para ter a iniciativa de sair do Brasil. Foi muito importante. Serei sempre grata a tudo que a Orquestra Jovem do Estado me ofereceu”, diz.

Graduada em música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, a jovem prestou, em janeiro deste ano, a prova para ingresso na Academia Nacional de Música da Dinamarca.  Após ser notificada de sua aprovação, começou a providenciar os recursos financeiros para estudar no país europeu. As aulas têm início no final de agosto.

“Eu não sabia o que fazer, pois não tinha o dinheiro necessário. Comecei organizando uma rifa de um violoncelo do meu pai em Brasília. Muita gente comprou para me ajudar. Meus amigos e familiares me ajudaram muito. Então, fiz um recital em Brasília. Foi muito bom. Até o momento, consegui arrecadar o que equivale a seis meses do curso”, conta a jovem, que continua sua campanha de arrecadação.

Mesmo sem ter embarcado para a Dinamarca, Camila já faz planos para seu retorno ao Brasil com o objetivo de compartilhar seu conhecimento com violistas em formação. “Penso em seguir ao passos do meu professor particular, o Gabriel Marin, que fez graduação na Dinamarca e voltou pra cá. Quero retornar para o Brasil e conseguir transmitir o meu conhecimento aos violistas. Tenho muita vontade de inspirar e ensinar as pessoas”, completa.

Caso queira ajudar a Camila em sua campanha de arrecadação de fundos, entre em contato com ela pelo telefone (11) 98719-4882 e (61) 3274-1581 ou deposite qualquer quantia na conta-poupança do Banco do Brasil número 41470-0, variação 51, agência 3603-x.

 

por Marcus Vinicius Magalhães

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.