Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Banda Sinfônica Jovem do Estado interpreta ópera de temática negra

03 de setembro de 2013

A Banda Sinfônica Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, apresenta no dia 8 de setembro, domingo, às 11h, na Sala São Paulo, a ópera americana Treemonisha, com entrada gratuita. 

A regência é de sua maestrina titular, Mônica Giardini, que por ocasião das comemorações pelos 20 anos do grupo, retoma alguns dos programas mais marcantes ao longo destas duas décadas. Para o concerto do dia 8, participam também os grupos Madrigal Sempre En Canto e o Madrigal EMESP, formado por 14 integrantes cada, e o Coral Adulto da EMESP, que é composto por 55 jovens.

Treemonisha é uma obra de estilo romântico popular e que, em sua composição original, apresenta uma abertura e prelúdio, seguido de vários recitais, coros e trechos de ensemble e melodias. A peça foi concluída no início do século XX pelo compositor, pianista e professor de música Scott Joplin, nascido entre final de 1867 e início de 1868 e de origem ancestral africana.

A temática da ópera aborda as questões sociais e raciais dos EUA no período, e traz mensagem de que a educação é a salvação para afro-descendentes, representados pela heroína e educadora simbólica Treemonisha, que passa por dificuldades com um grupo de mágicos locais, que a sequestram.

Durante os ensaios preparatórios para a apresentação na Sala São Paulo, a Banda também receberá orientação de músicos do Conservatório de Paris que estão em São Paulo para uma extensa programação pedagógica que inclui master classes, cursos e workshops de dois projetos desenvolvidos pela prestigiada instituição francesa exclusivamente aos alunos da EMESP Tom Jobim e do Guri.

Liderado pelo diretor do Departamento de Pedagogia da escola francesa Serge Cyferstein, e conduzida pelo saxofonista Vincent Lê Quang junto com outros seis mestrandos em Pedagogia Musical, a comitiva fica no país até o dia 14 de setembro e é fruto da parceria com a organização social Santa Marcelina Cultura.
 

Programa

Treemonisha – Soprano – Catarina David
Remus – Tenor – Anderson de Souza
Monisha – Soprano – Antonieta Bastos
Lucy – Soprano – Marta Mauler
Zodzetrick – Barítono – Moisés Helbert
Ned – Guilherme Oliveira
Andy – Tenor – Fábio Diniz
Luddud – Barítono – Charles Miyazaki
Cephus – Tenor – Felipe Vidal
Simon e o Pastor Alltak – Barítono – Erick de Souza
Narração: Francisco Campos Neto

Serviço:
Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo na Sala São Paulo
Treemonisha – Ópera de Scott Joplin
Madrigal “Sempre En Canto”
Madrigal EMESP
Coral Adulto da EMESP
Regente: Mônica Giardini
Data: 8 de setembro, domingo
Horário: 11 horas
Local: Sala São Paulo – Concertos Matinais
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16, Luz
Entrada gratuita: Ingressos disponíveis na bilheteria da Sala São Paulo a partir de segunda-feira, 2 de setembro, limitados a quatro por pessoa. A partir de cinco ingressos, será cobrado o valor de R$ 2,00 (por ingresso).
Informações: (11) 3223-3966 – devido à grande demanda recomendamos que verifique se há disponibilidade de ingressos.
Acesse www.osesp.art.br/portal/concertoseingressos/concerto.aspx?c=2620
Horário de atendimento: Segunda a sexta: das 10h às 18h, ou até o início do concerto. Sábado: quando houver apresentação, das 10h às 16h30 ou até o início do concerto. Domingo e feriado: quando houver apresentação, desde duas horas antes do concerto.
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.