Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Aurora Orchestra no Horizontes Musicais

30 de abril de 2014

Considerada uma das mais inventivas orquestras da Europa, Aurora Orchestra fez apresentação pela série Horizontes Musicais, na FASM (Faculdade Santa Marcelina), na última quinta-feira, dia 24, como parte do programa Transform Orchestra Leadership do Brisyish Council.

Com colaboração do maestro John Barber, a Aurora Orchestra abriu a turnê inaugural no Brasil com programas de Bartok, Britten e De Falla. "Eles trazem coisas novas, é outro mundo trabalhar com pessoas que conhecem música, que trabalham com a música lá fora. É muito conteúdo que a gente aprende", comenta Lucas Rafael Costa Borges, 18 anos, que estuda Composição, na FASM, além de ser aluno de canto no CEU Jambeiro.

Para inovar, a Aurora Orchestra concedeu um workshop de composição dias antes do concerto, justamente para aproveitar a energia criativa dos alunos do Guri, que tiveram os músicos como professores, guiando em todas as direções musicais, para produzir e apresentar três peças. "A orquestra ajuda os estudantes mais jovens a conhecer mais sobre a música, culturas e a ter novas ideias", explica o diretor executivo John Reid.

Fascinados pelas estruturas melódicas, rítmicas e harmônicas, os alunos comemoraram a oportunidade de aprender e de vivenciar o conhecimento. "No início a partitura era um pouco complicada de entender e, por meio do estudo, da nossa dedicação, fomos conseguindo, tornou-se fácil. Foi uma boa experiência, além de ser uma referência na minha vida musical", conta Gabriela Fernandes, 16 anos, clarinetista do Guri. 

O resultado após a apresentação? "Totalmente maravilhosa, algo que eu nunca tinha visto. A Aurora Orchestra trouxe repertórios complicados e complexos, mas com uma simplicidade imensa. É muito bom trabalhar com eles, tem uma sonoridade nova, coisas novas para nós", enfatiza Lucas Rafael Costa Borges.

 Reportagem: Vivian Cunha

Foto: Heloísa Bortz

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.