Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Audições para os Grupos Infanto-Juvenis vão até 27 de março

19 de março de 2010

Começaram nesta semana (quarta-feira, dia 17) e vão até o próximo sábado, dia 27, as audições para seleção dos alunos que farão parte dos Grupos Infanto-Juvenis do Guri Santa Marcelina. Participam da seleção cerca de 400 alunos dos cursos sequenciais dos 20 polos do programa. As provas acontecem na Tom Jobim EMESP, unidade Luz.

São 161 vagas ao todo, sendo 41 para a Banda Sinfônica, 60 para o Grupo de Coral, 20 para a Camerata de Violões e 40 para a Orquestra de Cordas. Fazem parte da banca os coordenadores pedagógicos do Guri Santa Marcelina, regentes dos grupos, consultores que estão produzindo os métodos do programa, professores e músicos convidados.

Segundo Ricardo Appezzato, regente da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil e integrante da equipe de coordenação pedagógica do Guri Santa Marcelina, a qualidade artística dos guris está muito elevada. “Vai ser difícil para selecionarmos os grupos com tantos alunos tocando muito bem o instrumento. Tem jovem de 11, 12 anos que já nos surpreende.”

Nos primeiros dias dos testes, o clima entre os adolescentes era de bastante expectativa. Milena, de 13 anos, estuda flauta há um ano no polo CEU Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. Enquanto esperava o momento da audição, fazia os últimos ensaios. Na prova, iria tocar Encanto, de Robert W. Smith, peça obrigatória para instrumentos de madeira, definida pela coordenação, e Bourré, de Bach, peça de livre escolha. “Estou nervosa, não tive muito tempo de ensaiar.” Verônica Sales, monitora do CEU Campo Limpo, que acompanha os 15 alunos do polo que participam dos testes, conta que Milena não saía do polo. “Tínhamos que pedir para ela parar, ir comer, senão ficava o dia inteiro só treinando.” Verônica estava satisfeita com o bom clima entre os alunos. “O movimento no polo estava bonito com todos juntos, ensaiando.”

Na maioria dos casos, quem acompanha os alunos são os monitores dos polos. Mas alguns pais fizeram questão de trazer os filhos, para lhes dar segurança. É o caso de Nilton Rainha Leite. Ao lado da filha Jéssica, 14 anos, procuravam a sala de audição. A garota, estudante de clarinete no polo CEU Cidade Dutra, também da Zona Sul, rapidamente encontrou a sua turma e pôs-se a treinar.

Elias, 16 anos, aluno de saxofone do polo CEU Parque São Carlos, na Zona Leste, estava confiante na prova. Já ao lado do pai, no saguão da escola, contou que escolheu a música Yesterday, de Lennon e McCartney, como seu tema livre. “Acho que vai dar.”

Para Giuliana Frozoni, gestora do Guri Santa Marcelina que acompanhou as audições de canto no primeiro dia de provas, este é um momento importante para os alunos. “É a primeira vez que muitos deles passam por uma prova dessas. Então incentivamos, falamos da importância dos desafios. Para nós também está sendo importante, pois estamos vendo o bom trabalho desenvolvido pelos professores durante o ano.”

Nesta semana as audições terminam na sexta com os testes para o Grupo de Coral e instrumentos de madeira. Na próxima semana as provas vão de quarta-feira até sábado. Os resultados serão divulgados no dia 31 de março nos polo e site do Guri Santa Marcelina. Os aprovados para participar dos Grupos Infanto-Juvenis passarão a ensaiar todos os sábados a partir de abril, na Tom Jobim EMESP – unidade Luz, e receberão ajuda de custo para o transporte.
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.