Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Ampliando horizontes

15 de agosto de 2016

Com o intuito de promover a integração, além de propiciar a troca de experiências entre alunos do Guri e da EMESP Tom Jobim, a preparação e os concertos da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, que aconteceram dias 30 e 31 de julho, no MASP e no Hebraica, contaram com a participação de bolsistas da Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP.

Para realizar a atividade, a Orquestra recebeu um convidado especial: o regente venezuelano Diego Guzmán, do projeto El Sistema. Com 60 integrantes, o Grupo esteve acompanhado de mais sete bolsistas da Orquestra Jovem: Renan Gonçalves e Tiago Biscaro (violino), Ryellen de Souza Joaquim (viola), Rafael Frazzato (violoncelo), João Luis Prado Vieira (flauta), Lucas Cavalcante Nascimento (trombone) e Wesley Lopes de Oliveira (percussão). A preparação para as apresentações abrangeu duas semanas de intensas atividades pedagógicas. Durante o período, os professores do Guri trabalharam em parceria com os bolsistas da Orquestra Jovem o que proporcionou uma ampla troca de experiências.

 

Crédito da foto: Roberta Borges 

 

Violinista da Orquestra Sinfônica do Guri, Larissa Hessel destaca a importância que essa vivência proporcionou. “Gostei muito de passar essas duas semanas com os bolsistas. Acabei tendo mais contato com os violinistas, o Renan e o Tiago, que me deram muitas orientações. Tenho certeza de que essas dicas me ajudarão no meu crescimento como instrumentista”, conta a jovem de 18 anos, aluna de violino com o professor Leonardo Marques no Polo Cidade Dutra.

Tiago Biscaro, violinista da Orquestra Jovem do Estado desde 2012, também ressaltou o contato com os alunos do Programa Guri. O violinista, de 26 anos, já havia se apresentado com a Orquestra Sinfônica do Guri em 2015. “Ter a oportunidade de ensaiar e de realizar os concertos com a Orquestra Sinfônica do Guri foi uma enorme satisfação, tanto no ano passado como agora. Foram duas semanas muito intensas, tocamos um “super” repertório. Me senti muito bem entre eles. São jovens muito amistosos, com muitos sonhos, muita vontade de tocar e de aprender’, revela o violinista.

 O maestro convidado Diego Guzmán destacou a experiência de reger a Orquestra do Guri. “Depois de tantas experiências vividas, dos concertos maravilhosos, do encontro com grandes amigos, o sentimento é incrível. Os quinze dias que passei em São Paulo foram maravilhosos. Gosto muito quando o público se envolve, como o que aconteceu nas duas apresentações. Agradeço muito ao Guri pela oportunidade”, afirma o maestro.

Os Grupos Infantis e Juvenis têm o patrocínio do grupo Verzani & Sandrini, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

  

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.