Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Alunos do Polo Perus estreiam espetáculo

07 de outubro de 2011

A dança das notas é resultado da premiação do Programa VAI da Prefeitura de São Paulo. Grupo é formado por oito alunos, cinco deles integrantes do All Strings. Estreia acontece na próxima terça-feira (11/10), 20hs, no CEU Perus, com entrada gratuita.

Ensaios diários, muito trabalho de produção cênica e musical, uma agenda de espetáculos a cumprir e toda a pressão de uma estreia fazem parte da vida de oito alunos do Guri, estudantes do Polo do Centro Educacional Unificado (CEU) Perus.

Cinco deles: Andreza Caroline dos Santos Campos, Daniel Ribeiro Rodrigues, Emanuela Fontes da Costa, Lucas Romaryo Nascimento Barbosa e Talita Rodrigues Damasceno  integram o All Strings (o grupo já foi destaque do site). Ao lado de Bianca Roberta Pinheiro Araújo, Fernanda Bezerra Ferreira e Joab Nascimento Barbosa criaram o espetáculo A dança das notas, premiado pelo Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) da prefeitura de São Paulo, que estimula a criação, acesso, formação e participação do pequeno produtor no desenvolvimento cultural da cidade.

O espetáculo tem como objetivo levar a música clássica e popular a locais de difícil acesso e mistura música dança e teatro segundo Andreza, aluna de contrabaixo. “Soubemos da existência do VAI por amigos da Coordenadoria de Cultura do CEU Perus”. Segundo ela, todos os integrantes participaram da elaboração da proposta, mas Talita e Bia (Bianca) ficaram responsáveis para finalizar o projeto. “Foi uma correria para entregarmos, quando soubemos do resultado foi uma festa”, relembra.

Segundo o blog do Programa (www.programavai.blogspot.com), em 2011 foram inscritos 797 projetos de todas as regiões de São Paulo e 147 contemplados com um prêmio de R$ 20 mil. Desde abril o grupo conta com um orientador, Duda Moreno, que colabora no processo de montagem do espetáculo e a ajuda do professor de conjunto de cordas do Guri, Tiago Fernandes (veja aqui uma entrevista abordando a prática de conjunto). Com a verba, o grupo produziu o espetáculo e adquiriu um contrabaixo para Andreza. “Era a única que não tinha um instrumento” explica Daniel, aluno de violino.

No projeto, os jovens se envolvem nas funções administrativas, mas o que toma conta da agenda dos alunos são os intermináveis ensaios para que nada saia errado na estreia, marcada para a próxima terça-feira (11/10), às 20 horas, no Teatro do CEU Perus – até dezembro, serão oito concertos. No dia 25/9, por exemplo, o grupo esteve na Biblioteca São Paulo em um ensaio aberto (veja as fotos no blog www.grupoallstrings.blogspot.com), repassando todo o repertório, que conta com obras como Wave de Tom Jobim, Ciranda da bailarina de Chico Buarque, Este seu olhar de Toquinho, Air de J.S. Bach, o tema da Pantera cor de Rosa, Shockwave de Bill Calhoun, The Evil Eye and The Hideous Heart de Alan Lee Silva, Meditation and Ritual de Bill Calhoun e uma versão do grupo para Canon de Pachellbell e I Gotta a Feeling do Black Eyed Peas.

A intenção dos jovens é mostrar que a música clássica pode conviver tranquilamente com a popular. “Existe muito preconceito em torno da música e de quem as faz e a gente quer justamente quebrar isso. Unir a música a quem a ouve”, explica Talita, aluna de viola.

O grupo conta que ganhou muita experiência com tudo o que estão vivenciando. “Além de equipamentos ganhamos responsabilidades. Estamos vendo o projeto como uma grande oportunidade de crescer e levar a música para um público maior. Estamos muito mais profissionais e conseguimos conhecer grupos e pessoas que têm sonhos em comum”, finaliza Andreza.

Na foto: Talita, Lucas, Emanuela, Daniel e Andreza, integrantes do All Strings, base do espetáculo.

Serviço
A dança das notas
Joab Nascimento Barbosa
saxofone
Daniel Ribeiro Rodrigues violino
Talita Rodrigues Damasceno viola
Emanuela Fontes da Costa violoncelo
Andreza Caroline dos Santos Campos contrabaixo
Lucas Romaryo Nascimento Barbosa violão
Bianca Roberta Pinheiro Araújo dança
Fernanda Bezerra Ferreira dança

Agenda
11/10 | 20h -CEU Perus (estreia)
30/10 | 15h -CEU Perus
06/11 | 15h – Festival do Vocacional. Tendal da Lapa.
11/11 | 17h – Centro Cultural Quilombaque
13/11 | Fábrica de Cimento de Perus (horário a definir)
06/12 | 20h – CEU Perus (encerramento)

Entrada gratuita

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.