Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Aluno de saxofone é aprovado no Conservatório de Amsterdã

30 de junho de 2015

Lucas Figueiredo, bolsista da Orquestra Jovem Tom Jobim e aluno do 3º ciclo de saxofone popular na EMESP Tom Jobim, foi aprovado no Conservatório de Amsterdã. O jovem, de 21 anos, irá realizar bacharelado na instituição de ensino holandesa, com início previsto para o mês de setembro. Clique aqui e confira o vídeo da camapanha do Lucas.


Crédito da foto: Adriana Elias

Paulistano criado em Piracaia, no interior de São Paulo, Lucas iniciou os estudos de música por influência de seu pai, Luiz Santana, que integrava uma pequena banda da cidade como trompista. “Foi meu pai quem me mostrou a magia da música. Tive oportunidade de me apresentar na minha cidade e, depois, participei de vários grupos em Bragança Paulista, como big band, bandas sinfônicas e orquestras sinfônicas. Tudo isso me proporcionou um ambiente de aprendizado e de curiosidade”, conta Lucas Figueiredo.

Em busca de mais oportunidades e de melhorar a sua formação, em 2011, Lucas se inscreveu para o curso de saxofone popular no Processo Seletivo da EMESP Tom Jobim. De lá pra cá, foi aluno dos professores Eduardo Neves e Mané Silveira. Atualmente, estuda com o professor Vinicius Dorin. “Eu entrei na EMESP quando tinha 16 anos, o que foi muito importante para aminha formação musical. A EMESP nos dá a possibilidade de tocar com nomes consagrados da música instrumental brasileira e isso é um estímulo muito grande para quem está estudando. Sabemos que a profissão de músico não é fácil, então ter essas referências próximas, como professores e orientadores, é muito importante”, afirma.


Crédito da foto: Willian Eduardo

Em 2013, Lucas foi aprovado para ser bolsista da Orquestra Jovem Tom Jobim. No ano seguinte, foi um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas e teve a oportunidade de solar a peça Summertime, de George Gershwin, com a Orquestra em apresentação no Theatro São Pedro, sob a regência de Nelson Ayres.

“Nunca imaginei chegar a tocar em uma orquestra de estudantes com um nível técnico tão alto, como acontece na Orquestra Jovem Tom Jobim. E ainda por cima, poder se apresentar nas mais importantes salas de concerto da cidade, sendo acompanhado por grandes nomes da música popular brasileira e internacional, como Mônica Salmaso, Beijamin Taubkin, Nelson Ayres, Ricardo Herz, Toninho Ferragutti, Tatiana Parra, Heraldo do Monte, Maurício Heinhorn e Mário Laginha”, conta.

No final do ano passado, surgiu para o jovem a possibilidade de adquirir experiência fora do Brasil. Ele foi indicado para fazer o curso preparatório para o exame de bacharelado em jazz no Conservatório de Amsterdã. “Foram dois meses de preparação árdua para estudar inglês, aprimorar mais um pouco o instrumento e embarcar para a mais nova jornada de minha vida. Durante o tempo em que fiquei no Conservatório, pude aprender muito, não só com os professores de lá, mas também com os alunos que possuem um nível técnico altíssimo. Esses alunos se dispuseram a me ajudar na adaptação da rotina de estudos e aulas”, revela.

Ainda na Holanda, Lucas recebeu a informação de que foi aprovado para estudar no Conservatório. Com as aulas previstas para começarem em setembro, o jovem iniciou uma campanha de arrecadação de fundos para arcar com os custos de hospedagem e mensalidade do curso. “Durante o período em que fiquei em Amsterdã, tive de estudar muito, mas no final tive a felicidade de ser aprovado no Conservatório de Amsterdã para fazer o bacharelado em jazz performance. Agora, de volta ao Brasil, tenho a missão de conseguir arrecadar os recursos necessários para poder realizar a graduação de quatro anos neste conservatório que é referência na Europa e no mundo”, completa.


Pessoas físicas e jurídicas, interessadas em colaborar, podem depositar qualquer valor diretamente na conta do aluno:

Banco Itaú – 341

Agência: 7890

Conta corrente: 01804-2

Lucas Figueiredo Santana

CPF: 410.776.148-70

Ou clique no seguinte link:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/lucas-santana-no-conservatorio-de-amsterdam

 

por Marcus Vinicius Magalhães

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.