Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Aluna da EMESP Tom Jobim participa de festival de acordeão na Áustria

04 de maio de 2015

Lívia Mattos, aluna do 4º ciclo de acordeão com o professor Guilherme Ribeiro, foi convidada para participar da 16ª edição do Akkorden Festival Viena, na Áustria, realizado entre os dias 16 e 17 de março.

Crédito da foto: Divulgação Facebook

“Conheci o festival, pois ano passado me apresentei na Grécia com um percussionista austríaco, que me falou sobre este evento de acordeão que acontece em Viena. Ele encaminhou o meu portfólio e acabei sendo convidada para participar do festival”, revela a musicista.

O Akkorden Festival Viena está completando 16 anos e envolve diferentes estilos musicais nos quais o acordeão é utilizado como sons balcânicos ciganos, tango, peças de música erudita e folk music. “Toquei com músicos austríacos (contrabaixista, guitarrista e percussionista) um repertório mais pautado em canções de diferentes gêneros, a maioria autoral, mas também mesclado com temas instrumentais”, conta a aluna.

Natural de Salvador, a jovem iniciou sua carreira no circo. Lívia afirma que o ingresso na EMESP Tom Jobim tem colaborado para seu crescimento e desenvolvimento musical. “A EMESP é a minha primeira escola de música formal. Anteriormente, tive a "escola" de tocar em cena, no circo, onde comecei, e a "escola" de ir para a estrada acompanhando artistas, como o Chico César. Já tinha tido aulas particulares, mas nunca tinha tido acesso a escolas de música. Confesso que sentia muita falta de estudar em um conservatório de música”, diz.

“Busco na EMESP a continuação desse processo de aprendizagem para obter novos conhecimentos e informação de qualidade, para tapar os buracos da minha formação de rua e, também, para abrir outros buracos nessa busca sem fim que é o aprendizado musical”, completa.

Lívia também revela a dificuldade de adaptação em São Paulo, mas deixa claro o objetivo de ir atrás de seu sonho, que é viver de música. “Tem sido difícil conciliar o fato de estar em outra cidade, vivendo de música e estar na condição de estudante ao mesmo tempo. Mas, quem disse que seria fácil? Estou muito feliz em conseguir estudar na EMESP, viver de música e ainda ter sido convidada para me apresentar no festival de Viena”, conclui.

 

por Marcus Vinicius Magalhães

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.