Santa Marcelina Cultura

MENU

Izaias Bueno de Almeida

Izaias Bueno de Almeida, líder do conjunto “Izaias e Seus Chorões”, o mais antigo conjunto instrumental de São Paulo, destacou-se desde criança como solista de bandolim. Já aos dezesseis anos de idade, começou apresentando-se na extinta TV Tupi (canal 3), no programa dirigido e apresentado por Homero Silva, “Grêmio Juvenil Tupi”, programa este destinado exclusivamente aos jovens.

Em 1986, apresentou-se como solista, interpretando a suíte “Retratos” de Radamés Gnattali com a então Orquestra Jovem (hoje Orquestra Experimental de Repertório) sob a regência do Maestro Jamil Maluf. Izaías Bueno de Almeida é autor de diversas composições, como os choros “Tão Só”, “Prantos”, “Correndo da Chuva”, “Dona Nêga”, etc. As mais recentes atuações em discos estão nos CDs “Toninho Carrasqueira toca Patápio & Pixinguinha” e “Carinhoso”, ambos em 1.996. Gravou três Lps: “O Fino do Bandolim”, “O Regional Brasileiro na Música dos Beatles” e “Pé na Cadeira”, sendo que este último foi relançado em forma de Cd pela Kuarup.

Recentemente gravou juntamente com seu conjunto e o Quinteto de cordas “Quintal Brasileiro” o CD Valsas e Retratos, com grande repercussão na imprensa escrita e falada. Em 2003, Izaías apresentou-se na Espanha com o Conjunto “Chora Madeira” no “Festivalles Navarra.
Lançaram, em 2005, três CDs com a história do choro pelo selo CPC-UMES. Paralelamente ao trabalho com seus Chorões, participa do Conjunto Moderna Tradição que lançou um cd muito elogiado pela crítica e pelos amantes da boa música brasileira e com quem tem se apresentado com muito de Em 2007, participou na Alemanha no Festival em Rudolstadt, em Hannover no Welt Beat Festival, em Kolonia em diversas apresentações tanto em emissoras de rádio, televisão e Teatros.

Em agosto de 2008, com o Conjunto “Moderna Tradição”, apresentou-se em Krenz (Austria), no festival mundial de música popular. O Conjunto tem se apresentado com razoável freqüência nos Concertos promovidos pela “Fenamax”, Festivais “Nabor Pires de Camargo” promovidos pela Prefeitura de Indaiatuba (SP). Prêmio IBAC de música em 2011. 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.