Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.
A Santa Marcelina Cultura assumiu em 1º de novembro de 2020 um contrato emergencial de gestão para administração dos objetos culturais vinculados ao Complexo Theatro Municipal de São Paulo.
Formar pessoas.
A Emesp Tom Jobim, o Theatro São Pedro e o Teatro Caetano de Campos estão localizados na região central da cidade de São Paulo. O programa Guri está distribuído em 46 polos de ensino espalhados pela capital e Grande São Paulo.
A Congregação das Irmãs Marcelinas tem uma experiência centenária em educação e serviço social de qualidade. Mantém uma série de instituições de referência nas áreas de saúde (Hospitais Santa Marcelina), educação regular (Colégio Santa Marcelina) e ensino superior de artes (Faculdade Santa Marcelina). Conheça o Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina.