Santa Marcelina Cultura

MENU

Workshop Processo Criativo: Da Improvisação à Composição

No dia 29 de maio, às 14h30, será realizado o workshop Processo Criativo: Da Improvisação à Composição. A pianista Heloisa Fernandes e o saxofonista Mané Silveira vão falar sobre os seus processos criativos na feitura desse novo trabalho, que é dedicado ao continente africano, abordando a arte da improvisação como ponto de partida para a composição.

Heloisa Fernandes é pianista e compositora, natural de Presidente Prudente, estado de São Paulo, tem se revelado como uma das importantes e expressivas novidades no cenário da música instrumental brasileira. Em 2001 foi uma das cinco finalistas do Prêmio Visa de Música Brasileira, o que despertou a atenção da crítica especializada.

Em 2005, lança o CD “Fruto”, pelo selo Maritaca, contendo composições próprias e arranjos para músicas de Pixinguinha e Caetano Veloso, resultando em convites para tocar pelo Brasil e exterior, como Festival de Minas Gerais e Spoleto Festival USA in Charleston, South Carolina. Recentemente lançou o CD “Candeias” dentro do projeto “Melodias do Brasil – Identidade e Transformação”, fruto de um ano de trabalho sobre a pesquisa de Mario de Andrade e seus colaboradores, feita entre 1936 e 1938, projeto patrocinado pela Petrobrás.

 

Saxofonista, flautista e compositor, tem sua trajetória ligada a grandes nomes da música instrumental brasileira. Tem participado ativamente de vários grupos importantes ligados à criação musical como Pé Ante Pé, Freelarmônica, Sax sob as Árvores, Trio Bonsai, Orquestra Popular de Câmara, assim como covidado de projetos e grupos como “Um Sopro de Brasil”, grupo “Pau Brasil”, Nelson Ayres Trio, Roberto Sion, Raul de Souza e grupo Dr. Cipó, “Chico Saraiva e Guinga”, Swami Jr., Virada Cultural, Banda Brasil Instrumental do “Festival Brasil Instrumental” do Conservatório de Tatuí, “Gafieira Chic”, trabalho de Mozar Terra” entre outros.
Em 2009, tocou com o pianista dinamarquês Thomas Clausen, um dos grandes nomes do jazz europeu, apresentando-se na Dinamarca e Suécia. Em 2010, lançou um novo trabalho, “Mané Silveira Quinteto”, pelo selo Kalamata.

 

Data: 29/05/2018

Horário: 17:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.