Santa Marcelina Cultura

MENU

Workshop Paulo Álvares: Improvisação Livre

No dia 22 de agosto, às 14h, o músico Paulo Álvares apresenta o workshop ‘Improvisação Livre’ no Auditório Zequinha de Abreu. A atração faz parte da programação da III Semana do Piano EMESP.

O mineiro Paulo Álvares, de 53 anos, mora na cidade alemã de Colônia. Ele gravou mais de uma dezena de discos e já interpretou peças dos principais autores modernos e contemporâneos do país e do exterior, com ênfase em obras experimentais. Paulo tocou piano com luvas brancas, no escuro, iluminado apenas pela luz negra. Interpretou composições que não têm partituras – só indicações para o instrumentista. Executou peças que somam música e projeções ou se valem de recursos eletrônicos. Tudo isso pode parecer excêntrico em se tratando de um pianista, mas é música de primeira.

“Experimentação faz parte da música. Há obras que fixam um momento estético, histórico, existencial e levam para outro patamar. Assim, abrem-se novas possibilidades, alterando ideias que temos sobre o que é música”, afirma o professor de piano e improvisação da Escola Superior de Música de Colônia. Exemplos disso podem ser as peças Pierrot lunar (Arnold Schonberg), Sagração da primavera (Igor Stravinski), Quarta sinfonia (Charles Ives) ou L’estro armonico (Vivaldi).

Data: 22/08/2019

Horário: 17:00

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.