Santa Marcelina Cultura

MENU

Workshop Método de Rítmica Brasileira Aplicada ao Piano

No dia 22 de março, das 14h30 às 16h30, o pianista Fabio Torres vai apresentar o workshop Método de Rítmica Brasileira Aplicada ao Piano na sala 203 da Emesp Tom Jobim. Embora seja comum encontrarmos alunos com a questão rítmica muito bem encaminhada, não é raro o aluno que desenvolve a técnica e a harmonia, mas sofre com a fluência do ritmo. O método em questão propõe um conjunto de exercícios progressivos que trabalharão mãos e dedos como um percussionista, proporcionando ao músico mais independência e percepção rítmica.

Fabio Torres começou a estudar piano aos cinco anos e não parou até hoje. Sua música passa pelas horas dedicadas às partituras de Bach, Chopin e Ravel, mas também pela audição apaixonada dos mestres do Jazz, como Coltrane e Miles Davis. Foi na riquíssima música popular brasileira que o pianista veio definir seu estilo. Com pouco mais de 20 anos já havia gravado e tocado com Paulo Moura, Heraldo do Monte, Arismar do Espírito Santo e Dominguinhos. O encontro com a música imortal de Tom Jobim, Jacob do Bandolim e Pixinguinha, bem como a vivência com João Donato, Toninho Horta, Guinga, Leny Andrade, Ivan Lins e muitos outros, vieram consolidar a música extremamente pessoal e essencialmente brasileira do músico.

Atualmente, Fabio integra o Trio Corrente, um dos mais reconhecidos grupos de jazz brasileiro da atualidade, ao lado dos parceiros Paulo Paulelli (contrabaixo) e Edu Ribeiro (bateria). Juntos, os três músicos criaram uma maneira única de interpretar os standarts brasileiros e venceram o Grammy Award e o Latin Grammy em 2014 na Categoria Melhor Álbum de Latin Jazz, com o CD Song for Maura, uma parceria com o clarinetista cubano Paquito D’Rivera.  Fabio também integra o grupo da cantora Rosa Passos e do trombonista Raul de Souza.

 

Data: 22/03/2018

Horário: 17:30

Local: Sala 203 – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo/SP.

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.