Santa Marcelina Cultura

MENU

Workshop Makam: A Música Modal do Oriente Médio e Leste do Mediterrâneo

No dia 28 de março, às 15h, o músico Juliano Taques Bittencourt Abramovay apresentará o workshop Makam: A Música Modal do Oriente Médio e Leste do Mediterrâneo na sala 203 da EMESP Tom Jobim. A atividade vai abordar as principais características do sistema modal chamado Makam, com destaque para a música da Grécia e Turquia. Serão abordados tópicos como improvisação, diferenças no sistemas de afinação, importância dos ciclos rítmicos e processos de composição.

Reconhecida como um dos berços da civilização ocidental, a região do Leste do Mediterrâneo (Grécia, Turquia, Palestina, Israel e Norte da África) possui rica tradição musical na qual a improvisação ocupa lugar de destaque. Com uma grande variedade de instrumentos de cordas, sopros e percussão, a música da região apresenta traços marcantes das sociedades que por lá estiveram – Império Bizantino, Império Otomano, mundo árabe, curdos, armênios e judeus.

Juliano Abramovay
Mestre em processos de criação musical pela USP, acaba de finalizar um segundo mestrado em Música Clássica Otomana na Codarts – University for the Arts, Holanda, onde reside desde 2016. Violonista, se especializou no violão sem traste e alaúde, instrumentos com os quais integrou os grupos Grand Bazaar e Orkestra Bandida, além de tocar com Luiza Lian e Fortuna. Busca em seu trabalho um constante diálogo entre diferentes linguagens, tendo realizado trilha sonora para espetáculos de dança (Morena Nascimento, Rana Gorgani), circo (Sophia Oltmanns), cinema (Fernando Meirelles), teatro (Martha Kiss, grupo 59 de teatro) e contação de histórias (João Acaiabe).

Data: 28/03/2019

Horário: 15:00

Local: Sala 203 – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo/SP.

Entrada: Franca