Santa Marcelina Cultura

MENU

Workshop com o pianista Dante Pignatari

No dia 21 de agosto, às 14h, o pianista Dante Pignatari apresenta o workshop Articulação, forma  e expressão na música para teclado de J. S. Bach no Auditório Zequinha de Abreu da EMESP Tom Jobim.

A articulação é o recurso expressivo mais importante para o intérprete de música para teclado do século XVIII. Ela é também o mais enigmático de todos os problemas ligados à interpretação dessa música e, muito especialmente, da música de Bach. Trata-se, de fato, de terra incógnita. A atividade proposta pretende levantar essas questões de forma expositiva, ilustrada com exemplos executados ao vivo.

Dante Pignatari formou-se em piano pela ECA-USP com Caio Pagano, completando sua formação no instrumento com Daisy de Luca. Já se apresentou em diversas capitais brasileiras e no interior de São Paulo, além de Inglaterra, Espanha e Alemanha.

Em Londres, com bolsa do CNPq, obteve um MA (mestrado) em Music Performance Studies pela The City University com a tese Touch and texture in Classical and Romantic piano music. Como trabalho adicional para a obtenção do mestrado, elaborou uma tradução crítica do primeiro tratado dedicado especificamente ao piano: Die wahre Art das Pianoforte zu spielen (The True Art of Playing the Pianoforte), de Johann Peter Milchmeyer, publicado originalmente em 1792.

Obteve o doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP em 2011 com a tese Canto da Língua: Alberto Nepomuceno e a invenção da canção brasileira, livro publicado pela EDUSP em 2015.

Trabalhou na produção, edição e apresentação de programas para a Rádio Cultura FM de 1996 a 2005. Em 1997, coordenou e foi o pianista do projeto poesia paulista-doze canções, que resultou no CD do mesmo nome. Com patrocínio da PETROBRAS, em 2004 editou as Canções para voz e piano de Alberto Nepomuceno (EDUSP). Foi colaborador da revista BRAVO! de 1997 a 2001.

Já lecionou e ministrou cursos livres de História da Música nas Faculdades Santa Marcelina, Museu Lazar Segal, Instituto Tomie Ohtake, Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA), Universidade Livre de Música, Centro Cultural São Paulo e Fundação Emma Klabin, além de palestras-concerto apresentadas no CEUMA, Casa do Saber, Centro Cultural CPFL de Campinas, SESC Vila Mariana e Teatro Minaz de Ribeirão Preto.

Como curador e organizador de séries de apresentações, de março a maio de 2008 apresentou os 11 concertos da série Caixa de Música: Ressonâncias e Contrastes, da qual foi curador, no Espaço Cultural da Caixa Federal em São Paulo. Outra curadoria, de nove concertos, foi aprovada pelo Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, onde as apresentações ocorreram em novembro e dezembro de 2008. Em maio e de agosto a novembro de 2009, foi curador da série Fina Escuta para o SESC Paulista, que apresentou 21 concertos de música de câmara e, no segundo semestre de 2010, da série Raízes Românticas, para o SESC Pinheiros. Em junho de 2010, apresentou no CEUMA a série de aulas-concerto Chopin, ou a arquitetura do êxtase; em setembro de 2011, Liszt e o Romantismo, e em fevereiro de 2012, De Chopin a Schoenberg: o caminho cromático. De novembro de 2011 a dezembro de 2016, integrou a curadoria de música do Centro Cultural São Paulo.

Foto: Attilio Leone

Data: 21/08/2017

Horário: 17:00

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.