Santa Marcelina Cultura

MENU

Show Vintena Brasileira

No dia 9 de setembro, a orquestra de música instrumental Vintena Brasileira se apresenta no auditório da EMESP Tom Jobim. Liderado pelo pianista, compositor e arranjador André Marques, o grupo tocará o repertório de seu quarto álbum, chamado (r)existir.

A orquestra nasceu em abril de 2003, quando André Marques teve a ideia de criar uma oficina de ritmos brasileiros com músicos formados pelo Conservatório Musical de Tatuí (SP). Esse grupo se fortaleceu e hoje, em sua formação, tem 21 integrantes de diferentes cidades, que pretendem levar ao público o melhor da música instrumental brasileira, através do vasto conhecimento de André e o talento excepcional de seus músicos. O grupo é adepto da “Música Universal”, escola de Hermeto Pascoal, termo criado pelo mestre para designar a sua música, na qual são misturados todos os elementos possíveis em um gênero musical, sem rótulos, sem preconceitos, com uma mistura natural, através do conhecimento de vários ritmos e linguagens.

Do folclore ao erudito, passando pelas improvisações do jazz americano (mas com linguagem brasileira), pelos ritmos brasileiros (como baião, frevo, maracatu, entre outros) e com melodias de diferentes influências, como árabe, indiana, flamenca, André Marques compõe e faz arranjos com novas fusões e sonoridades para a orquestra. A formação da Vintena Brasileira é bem diferente das orquestras tradicionais, conta com violinos, violoncelos e flautas, mas também com guitarras elétricas, bandolim, viola caipira, percussão, entre outros.

A Vintena já tem três CDs lançados. O primeiro, De Baque às Avessas, lançado em 2008, foi realizado com a verba da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) da Prefeitura da Cidade de Sorocaba. Labirinto é o nome do segundo CD, viabilizado através do edital da FUNARTE/ 2010. O terceiro foi uma homenagem ao grande cantor e compositor Milton Nascimento. Bituca foi gravado em 2013 e lançado em 2015. Sobre esse CD, o próprio Milton escreveu uma carta a mão, apoiando e elogiando esse projeto. Além disso, disse em uma entrevista ao jornal Cruzeiro de Sul, de Sorocaba: “Considero o André Marques um gênio. Esse trabalho que ele está desenvolvendo é uma das coisas mais lindas que fizeram a partir da minha obra. Foi um dos maiores presentes que tive na vida.”

Em seu tempo de existência, a Vintena Brasileira conta com participações importantes em festivais e foi contemplada com patrocínios da Petrobrás e das empresas Cacau Show e Astra, por meio do Programa de Ação Cultural da (PROAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Através desses patrocínios, duas turnês pelo interior de São Paulo foram concretizadas, a primeira em abril de 2006 e a outra no segundo semestre de 2010.

Em abril de 2010, na cidade de São Paulo, a Vintena teve uma apresentação muito especial ao lado de Hermeto Pascoal. Naquela ocasião, André Marques fez três arranjos de músicas de Hermeto, entre as quais se destacou Haja Coração, tema que foi muito comentado após o show, fazendo com que inevitavelmente fosse adicionado ao repertório do grupo. Hermeto se emocionou nesse dia e após ouvir a Vintena tocar seis temas, entrou no palco e elogiou o desempenho do grupo. Em janeiro de 2012 teve uma outra participação especial em seu show, a do consagrado bandolinista brasileiro Hamilton de Holanda. Em 2015, o lançamento do CD Bituca contou com as participações de Mônica Salmaso e Sérgio Santos.

Data: 09/09/2019

Horário: 18:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.