Santa Marcelina Cultura

MENU

Ritos de Perpassagem, de Flo Menezes

Encerrando sua temporada lírica, o Theatro São Pedro apresenta a estreia mundial da encomenda Ritos de Perpassagem (2018-19), ópera do brasileiro Flo Menezes. Definida pelo compositor como uma “NeutrinÓpera em dois Trans-Atos”, a obra – escrita para narrador, 7 vozes solistas, coro, 8 percussionistas, orquestra e eletrônica – gira em torno do Pitagorismo, dos Ritos de Passagem e dos Neutrinos.

Entrecruzando episódios do início e do fim do Pitagorismo – eventos das vidas de Pitágoras (570a.C.-495a.C.) e de Johannes Kepler (1571-1630) –, a obra desafia a narratividade linear operística e aborda aspectos históricos, físico-matemáticos, musicais, filosóficos e políticos do Pitagorismo, situando-o como talvez a mais influente escola de pensamento da história, em meio a um cuidadoso mosaico de textos que vão de Anaxágoras a Roland Barthes, de Pitágoras a Augusto de Campos. Serão três récitas, nos dias 27, 28 e 29 de setembro.

A direção musical será do maestro brasileiro Ricardo Bologna, e a direção cênica de Marcelo Gama, brasileiro que atualmente mora na Alemanha. O espetáculo conta com o Neue Vocalsolisten, ensemble alemão especializado em música contemporânea, como grupo vocal solista; o barítono Marcelo Ferreira como narrador; e tem a participação do PIAP (Grupo de Percussão do Instituto de Artes da Unesp), do Studio PANaroma (estúdio de música eletroacústica da Unesp) e do Coro Contemporâneo de Campinas.

Data: 28/09/2019

Horário: 23:00

Local: Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP

Entrada: Paga

Ingressos: R$ 80 a R$ 15

Compre o ingresso online

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.