Santa Marcelina Cultura

MENU

Regional de Choro no Masp Auditório

Com Dinho Nogueira, o Regional de Choro Infanto-Juvenil do Guri toca no Masp Auditório. A apresentação conta ainda com a participação do violonista Mauricio Carrilho e de alunos da EMESP Tom Jobim.

Regional de Choro do Guri de São Paulo

Primeiro gênero genuinamente nacional, o choro tem suas raízes em ritmos europeus, como mazurca, polca e valsa. As peças estrangeiras começaram a receber influências de manifestações africanas, como o batuque e o lundu, e da interpretação mais afetuosa e sentimental que lhes foi dada veio o nome do novo estilo, choro. Desenvolvidos a partir de uma dinâmica flexível, os conjuntos têm como base uma seção rítmico-harmônica – com violão, violão de sete cordas, cavaquinho e percussão – e solistas – flauta e saxofone. A formação pode variar, compreendendo também instrumentos como tuba, trombone, bandolim e até violino. Inicialmente associados ao folclore de cada parte do Brasil, os grupos se apresentavam com roupas típicas, recebendo aí a denominação de “regionais” de choro. Fundamentado especialmente na tradição oral, o choro recebe do Guri um tratamento especial, que visa conciliar a interpretação – preservando a liberdade dos instrumentistas – com a pedagogia musical – investindo na sistematização do ensino, com estudos aprofundados e produção de partituras e arranjos próprios. É na roda de choro que os estudantes, após atingir um elevado nível técnico, desenvolvem uma relação pessoal com seu instrumento, explorando as entrelinhas do idioma musical.

Repertório

MAURÍCIO CARRILHO
Guri

MAURÍCIO CARRILHO
Rato Molhado

MAURÍCIO CARRILHO
Piá

MAURÍCIO CARRILHO
Curiosa

MAURÍCIO CARRILHO
Carrilho Assoviando

PIXINGUINHA
Tô Fraco

ERNESTO NAZARETH
Feitiço

JACKSON DO PANDEIRO
Sebastiana

JACOB DO BANDOLIM
Doce de Coco

SIVUCA
Entardecendo

LUPERCE MIRANDA
Pixinguinha

LUIZ GONZAGA
Numa Serenata

Sobre o(a) regente

Dinho Nogueira, regente
Natural de Poços de Caldas (MG), Dinho Nogueira já atuava profissionalmente com seu pai e irmãos como baterista e cantor aos sete anos. Em 2006, mudou-se para São Paulo, onde estudou com Claudio Leal Ferreira, e se formou em violão clássico pela Unicsul. Como músico, dedica-se à carreira solo e também integra o trio Tecendo o Choro ao lado de Zé Barbeiro e Cibele Palopoli. Dinho também é produtor e arranjador, já tendo produzido e arranjado para diversos artistas. Como pesquisador, tem como principal objetivo desenvolver, junto com seu parceiro Zé Barbeiro, um manual didático do gênero para todos os instrumentos.

Sobre o(a) solista

Mauricio Carrilho, violão
Desde sua estreia profissional em 1977, no disco Os Carioquinhas no Choro, do grupo Os Carioquinhas, Mauricio Carrilho vem se dedicando à preservação da história da música brasileira. Sua atuação como violonista e arranjador é conhecida do público graças a trabalhos ao lado de ícones como Elizeth Cardoso, Chico Buarque, Francis Hime e outros. Sempre preocupado com a difusão e disseminação da música brasileira, Mauricio é presidente do Instituto Casa do Choro, instituição que tem como principal objetivo o registro e a preservação de acervos e da memória da música popular carioca, em especial o choro.

Ficha Técnica

Bandolim
Laion Moris dos Santos

Cavaquinho
Rafael Ciccone*

Clarinete
Jonatas Ramos*
Raquel Bezerra*

Flauta
Milena Duarte Santos

Percussão
Douglas Pereira Afonso
Lucas Lima dos Santos

Saxofone
Marcos Rosendo dos Santos
Lucas Barreto Madeira de Oliveira
Lukman Kamau Lioncio Muniz
Raquel Dias*

Trompete
Kaleb Requenas*
Natã dos Santos Silva

Tuba
Luis Fernando Rodrigues Santos

Violão
João Gabriel*
Kevin Augusto Moreira de Oliveira
Raphael Teixeira Rodrigues de Almeida

Violão 7
Leonardo Oliveira*

*Alunos da EMESP Tom Jobim

Data: 22/07/2017

Horário: 14:00

Local: Masp

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-200
Telefone: (11) 3251-5644

Entrada: Franca

#SMC2017SAMPA, #SMC2017INTEGRA

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.