Santa Marcelina Cultura

MENU

Regional de Choro: Celebrando Guri, Celebrando Jacob

O Regional de Choro Infanto-Juvenil fecha sua temporada com um programa especial, intitulado Celebrando Guri, Celebrando Jacob, que homenageia o centenário de um dos maiores compositores brasileiros, Jacob do Bandolim. Além de peças do autor carioca, o repertório tem também obras de seus amigos e contemporâneos Bonfiglio de Oliviera e Pixinguinha, além de duas composições coletivas, de integrantes do Regional de Choro do Guri de 2014 e 2018. Além do regente convidado Santiago Steiner, o Regional conta ainda com a participação de alunos e professores do Guri Santa Marcelina. São duas apresentações: dia 25 de novembro, no Masp Auditório, às 16h; e dia 1º de dezembro, na Fundação Ema Klabin, às 16h30.

Regional de Choro do Guri de São Paulo

Primeiro gênero genuinamente nacional, o choro tem suas raízes em ritmos europeus, como mazurca, polca e valsa. As peças estrangeiras começaram a receber influências de manifestações africanas, como o batuque e o lundu, e da interpretação mais afetuosa e sentimental que lhes foi dada veio o nome do novo estilo, choro. Desenvolvidos a partir de uma dinâmica flexível, os conjuntos têm como base uma seção rítmico-harmônica – com violão, violão de sete cordas, cavaquinho e percussão – e solistas – flauta e saxofone. A formação pode variar, compreendendo também instrumentos como tuba, trombone, bandolim e até violino. Inicialmente associados ao folclore de cada parte do Brasil, os grupos se apresentavam com roupas típicas, recebendo aí a denominação de “regionais” de choro. Fundamentado especialmente na tradição oral, o choro recebe do Guri um tratamento especial, que visa conciliar a interpretação – preservando a liberdade dos instrumentistas – com a pedagogia musical – investindo na sistematização do ensino, com estudos aprofundados e produção de partituras e arranjos próprios. É na roda de choro que os estudantes, após atingir um elevado nível técnico, desenvolvem uma relação pessoal com seu instrumento, explorando as entrelinhas do idioma musical.

Repertório

Celebrando Guri, Celebrando Jacob

COMPOSIÇÃO COLETIVA DOS ALUNOS DO REGIONAL DE CHORO DE 2014
Dançar a vida

COMPOSIÇÃO COLETIVA DOS ALUNOS DO REGIONAL DE CHORO 2018 PARA HOMENAGEAR O ANIVERSÁRIO DO PROGRAMA
Guri 10

JACOB DO BANDOLIM (1918-1969)
Treme-treme
Um bandolim na escola
Remelexo
Implicante
Doce de coco
Foi numa festa
Forró de gala
Murmurando
Noites cariocas

BONFIGLIO DE OLIVEIRA (1894-1940)
Flamengo

PIXINGUINHA (1897-1973)
Lamentos

Data: 01/12/2018

Horário: 18:30

Local: Fundação Ema Klabin

Endereço: R. Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo
Telefone: (11) 3897-3232

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocínio Master

 

 


Patrocínio Ouro


Patrocínio Prata


Patrocínio Bronze

Apoio Institucional

Realização

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.