Santa Marcelina Cultura

MENU

Orquestra Jovem Tom Jobim

Tom Jobim visita Samba Jazz na Sala São Paulo, dia 23 de abril, às 11h, sob regência de Nelson Ayres e Tiago Costa.

A entrada é gratuita para o concerto na Sala São Paulo, no dia 23 de abril. Ingressos disponíveis na bilheteria do 1º subsolo da Sala São Paulo, a partir da segunda-feira anterior ao concerto, limitados a quatro por pessoa. A partir de cinco ingressos, será cobrado o valor de R$ 2,00 por ingresso, também limitados a quatro por pessoa. No dia do concerto, havendo disponibilidade, a distribuição de ingressos será a partir das 10 horas, limitado a um ingresso por pessoa.

Orquestra Jovem Tom Jobim

Dedicada especialmente à música popular brasileira orquestral, a Orquestra Jovem Tom Jobim tem uma sonoridade particular. Desde 2001, sob a regência de Nelson Ayres e Tiago Costa, o grupo interpreta obras tradicionais de grandes compositores nacionais, com especial dedicação à obra de Tom Jobim, e arranjos concebidos especialmente para o grupo. Toda sua programação, da escolha de repertório à dinâmica de ensaios, é realizada pensando na formação dos bolsistas, para proporcionar não apenas um aprimoramento técnico e estilístico, mas um conhecimento profundo do fazer musical.

Repertório

MOACIR SANTOS (1926-2006)
Amphibious (Arr. Nelson Ayres)
[4 min]

MOACIR SANTOS (1926-2006)
Coisa no 5, Nanã (Arr. Tiago Costa)
[5 min]

J.T.MEIRELLES (1940-2008)
Aboio (Arr. Nelson Ayres)
[4 min]

MOACIR SANTOS (1926-2006)
VINÍCIUS DE MORAES (1913-1980)
Se você disser que sim (Arr. Naylor Proveta)
[5 min]

MOACIR SANTOS (1926-2006)
Coisa no 1 (Arr. Tiago Costa)
[4 min]

MOACIR SANTOS (1926-2006)
Coisa nᵒ 2 (Arr. Tiago Costa)
[5 min]

TOM JOBIM (1927-1994)
Corcovado (Arr. Nelson Ayres)
[4 min]

TOM JOBIM (1927-1994) VINÍCIUS DE MORAES (1913-1980)
Ela é Carioca (Arr. Ruriá Duprat)
[5 min]

TOM JOBIM (1927-1994) VINÍCIUS DE MORAES (1913-1980)
Amor em Paz (Arr. Carlos Iafelice)
[4 min]

J.T.MEIRELLES (1940-2008)
Quintessencia (Arr. Paulo Malheiros)
[5 min]

EDISON MACHADO (1934-1990)
Só por Amor (Arr. Fernando Correa)

Sobre o(a) regente

Nelson Ayres
Pianista, arranjador e compositor, Nelson Ayres iniciou sua carreira na década de 60, dividindo o palco com Taiguara, Toquinho e Chico Buarque. Tornou-se o primeiro aluno brasileiro a cursar o Berklee College of Music. Em 1978, criou o quinteto Pau Brasil e, em 1984, estrelou o espetáculo Prisma com César Camargo Mariano. Conhecido por sua atuação na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, regeu inúmeras orquestras, incluindo a Orquestra Filarmônica de Israel. Foi ainda apresentador do programa Jazz & Cia, da TV Cultura, e presidente do júri do Prêmio Visa de Música Brasileira. Lançou os CDs Perto do Coração e Paixão.

Tiago Costa
Pianista, compositor e arranjador, teve suas peças gravadas dentro e fora do Brasil com obras registradas pela OSESP e Orquestra Jazz Sinfônica. Ao lado de Maria Rita, participou como pianista e arranjador dos discos ganhadores do Grammy Segundo e Redescobrir. Em 2014, o show de piano e voz com a cantora foi eleito um dos dez melhores do ano pelo New York Times.

Sobre o(a) solista

Josué dos Santos, saxofone
O saxofonista e flautista é atuante na cena instrumental paulistana e integra alguns dos mais importantes grupos no segmento da música instrumental. Apaixonado pelos universos do saxofone e da flauta, tanto na música erudita como no jazz, e sob forte influência destas correntes, o músico procura desenvolver uma linguagem na música brasileira utilizando como material os ritmos e o repertório dos grandes compositores. Faz parte do corpo docente da EMESP Tom Jobim e integra a Banda Mantiqueira, Soundscape Big Band, Banda Savana, Grupo Quebra Cuia, Sizão Machado Quarteto e César Camargo Mariano Sexteto.

Edu Ribeiro, baterista
Quatro entre suas colaborações foram ganhadoras do Grammys Awards nos anos de 2008, 2013, 2014 e 2016. Edu Ribeiro tem oito discos gravados como líder ou co/líder e diversas contribuições como baterista de vários artistas. Toca bateria desde os 6 anos de idade e desde então vem trabalhando com os mais diversos estilos musicais. Obteve graduação em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Formou em 2004 ao lado de Fábio Torres e Paulo Paulelli o Trio Corrente com quem gravou três CDs e tem larga carreira internacional. O trabalho do trio, o CD Song For Maura ganhou em 2013 o Grammy Awards na categoria Best Latin Jazz Album e em 2014 o Grammy Latino de melhor Álbum de Jazz . Em 2009 ao lado de Lea Freire , Teco Cardoso , Tiago Costa e Fernando de Marco formou o quinteto Vento em Madeira com quem gravou dois Cds : Vento em Madeira e Brasiliana. Edu Ribeiro é professor de bateria, percussão e prática de conjunto na Faculdade Santa Marcelina desde 2006 e Coordenador da área de Música Popular na Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) desde 2014. Ministra oficinas e workshops no Brasil e exterior em festivais e Universidades.

Jorginho Neto, trombone
O trombonista Jorginho Neto é músico de destaque na atual cena instrumental pelo seu talento no samba-jazz. Jorginho fez parte da Orquestra Jovem Tom Jobim, sob regência do maestro Roberto Sion, e passou a dividir o palco com grandes músicos como Roberto Menescal, Johnny Alf e Joyce. Atualmente, toca em algumas das mais conhecidas big bands de São Paulo, como a Banda Mantiqueira, SoundScape e Orquestra Jazz Sinfonica. Tem um disco solo lançado: Jorginho Neto Samba Jazz. Em 2013, fez uma série de shows em Nova York, no Brasil Summerfest, e em lugares como Bar Nublu e Zinc Bar.

Sidmar Vieira, trompete
Sidmar Vieira começou a tocar trompete aos oito anos de idade. Foi bolsista da Orquestra Sinfônica de Barueri e, aos 17 anos, iniciou seus estudos de trompete popular com o professor Daniel D’Alcantara. Foi integrante da Orquestra Jovem Tom Jobim, acompanhou grandes ícones da MPB e tocou com importantes músicos da cena internacional. Lançou seu primeiro CD intitulado Livre em 2014 e vem se apresentando com seu novo projeto Madri Riviaes. Faz parte da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Soundscape Big Band, Reteté Big Band, Sidiel Vieira Quinteto, Jorginho Neto Sexteto, dentre outros projetos.

Ficha Técnica

1º Violino
Denise Cardoso De Oliveira
Iago Dacol Stephano Simão
Neemias De Oliveira
Ricardo Proiete Neto
Tiago França Da Silva
Thiago Brisolla
Wendy Runa Yamanaka

2º Violino
Ana Paula Dias Bueno
Leonardo R. Nascimento Aniceto
Lizielma Monteiro De Oliveira Silva
Rafaela Marques Piratelo
Hamerson Florencio De Mello
Harryson Robert Esparrell Azank

Viola
Elielma Cardoso De Oliveira
Leonardo Marchiolli Gomes Sobral
Michele José De Miranda Mello
Victória Liz Ribas Macedo

Violoncelo
Felipe Padilha De Oliveira
Gabriel De Arruda Alvico
Gustavo Rocha Fernandes
Rafael Alves Batista

Flauta
Talita Guedes De Azevedo

Clarinete
Andre Fajersztajn De Almeida
Luis Gustavo De Barros Ananias

Trompa
Victor Prado Cavalcanti Ferreira

Saxofone Alto
Lucas De Souza Sales
Ramon Danilo Medina De Souza

Saxofone Tenor
Herbert Lucas Rodrigues De Lima
Igor Ribert

Trompete
Graziella Pizani De Oliveira
Estefane De Souza Santos
Marco Aurélio Soares Martins
Phelipe Lewis Silva De Souza

Trombone
Luis Victor De Oliveira
Leonardo Da Conceição Canuto
Valber De Oliveira Santos
Welbert Miranda Dias

Piano
Vitor Arantes Mathias

Guitarra
Matheus Mota Brandão

Contrabaixo Elétrico
Gabriel Scavassa Borin

Bateria
Jonatan Lucas Carvalho Goes Amorim

Percussão
Fernando Lima Dos Reis

Músicos convidados

Contrabaixo
Talita Guedes De Azevedo

Clarinete
Paulo F. Mantovani Da Silva

Oboé
Pedro Henrique Bayer Valente

Fagote
Leonardo Mantovani Albergoni

Trompa
Guilherme Merique Soares

Saxofone
Roberto Terreiro Prado

Percussão
Alisson Antonio Amador

Data: 23/04/2017

Horário: 11:00

Local: Sala São Paulo

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01218-020
Telefone: (11) 3367-9500

Entrada: Franca

#SMC2017SAMPA

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.