Santa Marcelina Cultura

MENU

Orquestra Jovem do Estado recebe Cristian Budu na Sala São Paulo

No dia 19 de agosto, às 16h, a Orquestra Jovem do Estado recebe um dos artistas de maior expressão da nova geração de músicos brasileiros, o pianista Cristian Budu. O concerto terá recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Vencedor da 25ª edição do prestigiado Concurso Internacional de Piano Clara Haskil, realizado em 2013 em Vevey, na Suíça, Budu volta a atuar como solista da Orquestra Jovem após dois anos – em 2016 sua apresentação com o grupo virou CD, dedicado à Sinfonia Fantástica, de Berlioz, e ao Concerto nº 1 de Tchaikovsky.

Dessa vez, Cristian Budu interpretará uma de suas especialidades: o Concerto de Schumann – peça que defendeu na final do Clara Haskil. A regência é do diretor musical do grupo, Cláudio Cruz, que ainda comanda a Orquestra em duas peças de Stravinsky: a breve Feu d’Artifice, e seu mais famoso balé, A Sagração da Primavera.

A partir desse programa, os ingressos para os concertos da Orquestra Jovem do Estado serão vendidos pela plataforma INTI, no link
www.orquestrajovemdoestado.byinti.com

Bilheteria na Sala São Paulo 
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Telefone: (11) 3777-9721

Orquestra Jovem do Estado

Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a Orquestra Jovem do Estado é sinônimo de excelência musical no Brasil. Desde sua reformulação, em 2012, a Orquestra passou a ter uma exigente programação artística aliada a um novo plano pedagógico elaborado pela Santa Marcelina Cultura, o que ocasionou um expressivo salto de qualidade do grupo. A Santa Marcelina Cultura convidou Claudio Cruz em 2012 para assumir a direção musical e a regência principal da Orquestra, que hoje apresenta uma marcante identidade sonora, com uma forte coesão interna que permite a construção de repertórios cada vez mais desafiadores técnica e estilisticamente. Esse resultado é fruto também da abrangência das atividades pedagógicas propostas, que formam e inspiram os jovens instrumentistas. Ciente da importância da vivência internacional para a formação dos jovens músicos, a Orquestra realiza regularmente turnês no exterior. Com atuações elogiadas pelo público e crítica internacional, o grupo já se apresentou em importantes salas de concerto, como o Lincoln Center, em Nova York, o Kennedy Center, em Washington e a Konzerthaus, em Berlim – além de ter participado como orquestra residente do Festival Berlioz, na cidade natal do compositor francês, La Côte-Saint-André, interpretando a “Sinfonia Fantástica”.

Repertório

IGOR STRAVINSKY
Feu d’Artifice
Editor Original: Schott
Representante exclusivo: BARRY EDITORIAL (www.barryeditorial.com.ar)

[4 min]

ROBERT SCHUMANN
Concerto para Piano
[31 min]

IGOR STRAVINSKY
A Sagração da Primavera
By arrangement with Boosey & Hawkes, Inc., publisher and copyright owner

[33 min]

Sobre o(a) regente

Cláudio Cruz, regência

Iniciou-se na música com seu pai, o luthier João Cruz, posteriormente recebeu orientações de Erich Lenninger, Maria Vischnia e Olivier Toni. Foi premiado pela APCA e recebeu os prêmios Carlos Gomes, Bravo, Grammy, entre outros. Foi regente titular das sinfônicas de Ribeirão Preto e de Campinas. Atuou como diretor artístico e regente nas montagens das óperas Lo Schiavo e Don Giovanni, em Campinas; e Rigoletto e La Boheme, em Ribeirão Preto. Participa de festivais internacionais nos EUA e no Brasil. Atua como regente convidado em diversas orquestras no Brasil, América do Sul, Europa e Japão. Atualmente, é  regente e diretor musical da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e primeiro violino do Quarteto de Cordas Carlos Gomes.

Sobre o(a) solista

Cristian Budu, piano

Brasileiro de origem romena, o jovem pianista Cristian Budu é considerado um dos expoentes de sua geração. Dotado de uma musicalidade genuína e de uma calorosa força de comunicação, sua personalidade artística e seu colorido pianismo vêm sendo internacionalmente reconhecidos. Desde muito jovem, Cristian alcançou os primeiros lugares em diversos concursos nacionais, como o Concurso Nelson Freire e o Programa Prelúdio da TV Cultura.

Data: 19/08/2018

Horário: 16:00

Local: Sala São Paulo

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01218-020
Telefone: (11) 3367-9500

Entrada: Paga

Ingressos: R$30 (inteira) | R$15 (meia)

Compre o ingresso online

Parceiros

Patrocínio Diamante

Patrocínio Prata

Patrocínio Bronze

 

Realização