Santa Marcelina Cultura

MENU

Orquestra de Cordas no Masp Auditório

A temporada 2019 da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil começa em grande estilo, com regência do maestro venezuelano Diego Guzmán e participação do Quinteto de Cordas do Programa Kovner, da Juilliard School, dos Estados Unidos.

Formado no El Sistema, prestigiado programa de educação musical venezuelano, Guzmán visita o Guri pela terceira vez. Depois de reger a Orquestra Sinfônica do Guri em 2016 e 2018, ele faz sua estreia com a Orquestra de Cordas do Guri.

E pelo terceiro ano seguido a Orquestra de Cordas do Guri recebe como convidados os alunos do conceituado Programa Kovner, que seleciona alguns dos mais brilhantes instrumentistas da prestigiada escola norte-americana. Em 2019, o quinteto visitante é formado por Oliver Patrick, K.J. McDonald (violinos), James Kang (viola), Derek Louie (violoncelo) e Reed Sarasua (contrabaixo).

O programa traz um repertório com peças de Villa-Lobos, Gustav Holst e Händel, e faz parte do intensivo de férias do Guri, que conta com a participação de alunos e alunas da Emesp Tom Jobim. Serão três concertos em dias seguidos: 05/07 no CEU Perus, 06/07 no Masp Auditório; e 07/07 no Theatro São Pedro.

Orquestra de Cordas do Guri de São Paulo

A orquestra de cordas é uma das formações mais antigas da música ocidental, e até hoje cumpre um importante papel artístico e pedagógico. Formada basicamente por naipes de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, a orquestra de cordas teve amplo protagonismo no período barroco e clássico, e, mais tarde, ressurgiu como “grupo de câmara”, em resposta às grandes orquestras sinfônicas do período romântico. A Orquestra de Cordas do Guri de São Paulo é formada por alunos com idades entre 11 e 18 anos, e tem importância decisiva em seu desenvolvimento artístico. É em conjunto, entre seus iguais, que os instrumentistas de cordas ampliam sua técnica, sensibilidade e senso de cooperação. Artisticamente, o grupo explora o repertório consagrado, que vai de Vivaldi a Mozart e Beethoven, e composições recentes, abordando com profundidade diferentes linguagens e sonoridades.

Repertório

Heitor Villa-Lobos
Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4

Gustav Holst
Suíte Saint Paul

Georg Friedrich Händel
Sarabande da Suite nº 11

Georg Friedrich Händel
Chegada da Rainha de Sheba

Pablo Herrero e José Luis Armenteros
Venezuela (arr. Diego Guzmán)

Jean Sibelius
Andante Festivo

Sobre o(a) regente

Diego Guzmán, regente convidado
Regente e violinista venezuelano, Diego Guzmán é um dos discípulos do fundador do Sistema de Orquestra e Coros Juvenis e Infantis da Venezuela, o maestro José Antonio Abreu. Nascido em Caracas, no dia 17 de julho de 1982, Guzmán iniciou seus estudos aos 9 anos com o maestro Narciso Martínez em Camatagua, e no ano seguinte ingressou no El Sistema.  Em 1994 entrou na Sinfônica Nacional Infantil da Venezuela, com a qual fez turnês pelos Estados Unidos, Brasil, Chie, França, México, Itália, Alemanha e muitos outros países. Foi integrante da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar, com a qual realizou concertos em diversos países da América, Europa e Ásia. Atualmente reside na Argentina, onde integra a Orquestra Estável da Província de Tucumán, além de realizar trabalhos de formação para jovens músicos. Ele visita o Guri pela terceira vez, tento atuado como regente da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil em concertos memoráveis em 2016 e 2018.

Sobre o(a) solista

Quinteto de Cordas do Programa Kovner da Juilliard School, grupo convidado
Oliver Patrick e K.J. McDonald, violinos
James Kang, viola
Derek Louie, violoncelo
Reed Sarasua, contrabaixo

Quinteto do Programa Kovner, da Juilliard School
Oliver Patrick, Kenneth Joshua (violinos), James Kang (viola), Derek Louie (violoncelo) e Reed Sarasua (contrabaixo) formam o Quinteto de Cordas do Programa Kovner, da Juilliard School, de Nova York. Uma das iniciativas mais importantes da escola norte-americana, o Programa Kovner financia integralmente os estudos dos mais brilhantes instrumentistas da escola, partindo de uma exigente lista de pré-requisitos que abarca desde o alto desempenho acadêmico até a curiosidade artística e capacidade de se tornar um líder em sua área.

Data: 06/07/2019

Horário: 19:00

Local: Masp

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-200
Telefone: (11) 3251-5644

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.