Santa Marcelina Cultura

MENU

Orquestra de Cordas do Guri no CEU São Rafael

Em julho acontecem dois concertos especiais da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri. Sob regência do maestro convidado Thibault Delor, o grupo recebe como convidados os músicos do Quinteto de Cordas do Programa Kovner, da Juilliard School: Valerie Kim, Kenneth Renshaw (violinos), Hannah Geisinger (viola), Aaron Wolff (violoncelo) e Michael Chiarello (contrabaixo). No repertório, peças de Mendelssohn, Händel e Lully, entre outros. Serão dois concertos, no CEU São Rafael (dia 13 de julho, às 15h), e no Theatro São Pedro (dia 14, às 15h). Os concerto fazem parte do intensivo do Guri, e contam com a participação de alunos da EMESP Tom Jobim.

Orquestra de Cordas do Guri de São Paulo

A orquestra de cordas é uma das formações mais antigas da música ocidental, e até hoje cumpre um importante papel artístico e pedagógico. Formada basicamente por naipes de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, a orquestra de cordas teve amplo protagonismo no período barroco e clássico, e, mais tarde, ressurgiu como “grupo de câmara”, em resposta às grandes orquestras sinfônicas do período romântico. A Orquestra de Cordas do Guri de São Paulo é formada por alunos com idades entre 11 e 18 anos, e tem importância decisiva em seu desenvolvimento artístico. É em conjunto, entre seus iguais, que os instrumentistas de cordas ampliam sua técnica, sensibilidade e senso de cooperação. Artisticamente, o grupo explora o repertório consagrado, que vai de Vivaldi a Mozart e Beethoven, e composições recentes, abordando com profundidade diferentes linguagens e sonoridades.

Repertório

JEAN-BAPTISTE LULLY
Marche Pour la Ceremonie des Turcs
[10 min]

GEORG FRIEDRICH HÄNDEL
Sarabande da Suíte Suite XI HWV 437 (arr. Jean François-Noël)
[5 min]

FELIX MENDELSSOHN
Sinfonia para Cordas nº 2
[20 min]

JONATHAN SANTOS
Cânone Nordestino
[3 min]

SALVADOR MARTÍNEZ
Danza de los Cuatro Huesos
[7 min]

Sobre o(a) regente

Thibault Delor, regente e contrabaixo
Thibault Delor é formado pelo Conservatório Superior de Música de Paris, e foi aluno particular de Daniel Marillier. Atuou na Orquestra da Ópera de Paris de 1989 a 1993, e na Orchestre de Contrebasses de Paris. É professor de contrabaixo e solista dos festivais Femusc, de Santa Catarina, Fimce, em La Serena, Chile; e professor de contrabaixo e música de câmara da EMESP Tom Jobim desde 2016. Desde 2015, é regente da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri. Em 2017, Thibault lança seu disco solo “Troubadour”, de contrabaixo e voz, com a participação especial de seus filhos Léonard e Juliette Delor.

Sobre o(a) solista

Quinteto de Cordas do Programa Kovner da Juilliard School, grupo convidado
Valerie Kim e Kenneth Renshaw, violinos
Hannah Geisinger, viola
Aaron Wolff, violoncelo
Michael Chiarello, contrabaixo

Quinteto do Programa Kovner, da Juilliard School
Valerie Kim, Kenneth Renshaw (violinos), Hannah Geisinger (viola), Aaron Wolff (violoncello) e Michael Chiarello (contrabaixo) formam o Quinteto de Cordas do Programa Kovner, da Juilliard School, de Nova York. Uma das iniciativas mais importantes da escola norte-americana, o Programa Kovner financia integralmente os estudos dos mais brilhantes instrumentistas da escola, partindo de uma exigente lista de pré-requisitos que abarca desde o alto desempenho acadêmico até a curiosidade artística e capacidade de se tornar um líder em sua área.

Data: 13/07/2018

Horário: 18:00

Local: CEU São Rafael

Endereço: Rua Cinira Polônio, 100 – São Rafael, São Paulo/SP
Telefone: (11) 2752-1043

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocínio Master

 

 

Patrocínio Ouro


Patrocínio Prata


Patrocínio Bronze

Apoio Institucional

Realização

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.