Santa Marcelina Cultura

MENU

Música de Câmara: Grupo de Percussão

O Grupo de Percussão da Orquestra Jovem do Estado se apresenta no na Pinacoteca, no dia 7 de outubro, às 14h.

Grupo de Percussão foi formado para o projeto de Música de Câmara com o intuito de incentivar a interação e produção do naipe de percussão da Orquestra Jovem do Estado em música de câmara, que é forte na manutenção de uma boa performance em palco e na consolidação de uma boa formação profissional. O Grupo de Percussão se diferencia dos demais grupos de câmara pois a possibilidade de instrumentação é diversificada e o repertório predominante foi composto nos séculos XX e XXI.

Os quatro integrantes do grupo passaram pela mesma universidade (UNESP) durante suas formações, onde o PIAP, seu grupo de percussão, é a principal escola do percussionista. A cooperação, logística e paciência são necessárias para fazer tudo acontecer e é justamente neste processo que se aprende mais. O quarteto formado por Fernando da Mata, Gustavo Surian, Rafael Dalchau e Sandra Daniela apresentará o repertório com obras de John Cage, J. M. López López, Toninho Ferragutti e P. Klatzow, com a coordenação do professor Ricardo Bologna.

Música de Câmara

Com o objetivo de contribuir com o aprimoramento técnico dos bolsistas da Orquestra Jovem do Estado, possibilitar outras percepções de inserção no mercado de trabalho, ampliar a visão dos jovens para além das orquestras e levar música de câmara para fora das salas de concertos, a EMESP Tom Jobim desenvolveu o programa Música de Câmara.

Os 40 bolsistas convidados a integrar o projeto estão sendo acompanhados por músicos desde a definição de repertório até os ensaios e as apresentações. Divididos em 10 grupos, os alunos formaram:  dois quartetos de cordas, um quinteto de cordas, um trio (violino, piano e violoncelo), um quinteto de sopros, um quinteto de metais, um quarteto de contrabaixos, um duo de flauta e harpa, um grupo de percussão e um trio de sopros (clarinete, oboé e fagote).

As atividades pedagógicas do programa vão além da formação musical, com disciplinas administrativas e de performance que desenvolvam a habilidade de expressão dos jovens músicos. Cada grupo terá 24 atividades supervisionadas por um professor.

O programa de música de câmara contempla 40 apresentações abertas ao público, que serão realizadas em espaços como teatros, livrarias, asilos, escolas, museus, praças e, até mesmo, em vias públicas. Assim, o programa Música de Câmara da Orquestra Jovem expande não apenas a atuação do grupo, mas também as possibilidades artísticas dos bolsistas, criando um maior vínculo dos jovens com espaços de apresentação, repertórios e públicos.

Repertório

JOHN CAGE
Terceira Construção

J.M.LÓPEZ LÓPEZ
Estudos sobre la modulación métrica (estudo 2)

TONINHO FERRAGUTTI
Na Sombra da Asa Branca

P.KLATZOW
Ambient Resonance

Ficha Técnica

Ricardo Bologna – professor responsável
Fernando da Mata e Silva Junior
Sandra Daniela Mora Valenzuela
Ana Paola Machicado Torres
Gustavo Surian Ferreira
Rafael Dalchau de Oliveira

Data: 07/10/2017

Horário: 14:00

Local: Pinacoteca do Estado

Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP, 01120-010
Telefone: (11) 3324-1000

Entrada: Franca