Santa Marcelina Cultura

MENU

Música de Câmara: Grupo de Percussão

O Grupo de Percussão da Orquestra Jovem do Estado se apresenta no na Pinacoteca, no dia 7 de outubro, às 14h.

Grupo de Percussão foi formado para o projeto de Música de Câmara com o intuito de incentivar a interação e produção do naipe de percussão da Orquestra Jovem do Estado em música de câmara, que é forte na manutenção de uma boa performance em palco e na consolidação de uma boa formação profissional. O Grupo de Percussão se diferencia dos demais grupos de câmara pois a possibilidade de instrumentação é diversificada e o repertório predominante foi composto nos séculos XX e XXI.

Os quatro integrantes do grupo passaram pela mesma universidade (UNESP) durante suas formações, onde o PIAP, seu grupo de percussão, é a principal escola do percussionista. A cooperação, logística e paciência são necessárias para fazer tudo acontecer e é justamente neste processo que se aprende mais. O quarteto formado por Fernando da Mata, Gustavo Surian, Rafael Dalchau e Sandra Daniela apresentará o repertório com obras de John Cage, J. M. López López, Toninho Ferragutti e P. Klatzow, com a coordenação do professor Ricardo Bologna.

Música de Câmara

Visando um maior desenvolvimento artístico e pessoal dos bolsistas, a Santa Marcelina Cultura criou, em 2017, o programa de Música de Câmara da Orquestra Jovem do Estado. Em seu segundo ano, segue o objetivo de diversificar o repertório e a vivência musical dos alunos ampliando a visão dos jovens para além das formações musicais tradicionais. Os bolsistas que integram o programa são acompanhados por músicos durante todo o processo, da definição de repertório até os ensaios e as apresentações. As atividades pedagógicas do programa são complementadas por disciplinas relacionadas à gestão cultural, com o intuito de desenvolver diferentes habilidades. Nas disciplinas de performance, cada grupo é supervisionado por um professor.

Divididos em 10 grupos, os alunos formam em 2018 três Quartetos de Cordas, Quarteto de Contrabaixos, Camerata de Cordas, Grupo de Metais, Duo de Percussão, Duo Flauta e Cello, Duo Flauta e Harpa e Duo de Violinos. O programa de Música de Câmara contempla apresentações gratuitas e abertas ao público em espaços como teatros, foyers de teatros, museus e praças. Dessa forma, expande não apenas a atuação do grupo, mas também as possibilidades artísticas dos bolsistas, criando um maior vínculo dos jovens com locais de apresentação, repertórios e público.

Repertório

JOHN CAGE
Terceira Construção

J.M.LÓPEZ LÓPEZ
Estudos sobre la modulación métrica (estudo 2)

TONINHO FERRAGUTTI
Na Sombra da Asa Branca

P.KLATZOW
Ambient Resonance

Ficha Técnica

Ricardo Bologna – professor responsável
Fernando da Mata e Silva Junior
Sandra Daniela Mora Valenzuela
Ana Paola Machicado Torres
Gustavo Surian Ferreira
Rafael Dalchau de Oliveira

Data: 07/10/2017

Horário: 14:00

Local: Pinacoteca do Estado

Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP, 01120-010
Telefone: (11) 3324-1000

Entrada: Franca