Santa Marcelina Cultura

MENU

Encontro de Bandas do Guri no CEU Alvarenga

Nos dias 15 e 16 de dezembro, dois grandes concertos no CEU Alvarenga e no Masp Auditório reúnem a Banda Sinfônica Infanto-Juvenil e a Banda Sinfônica Juvenil do Guri, além de contar com a participação de alunos da EMESP Tom Jobim e integrantes da Banda Jovem do Estado. A regência é do maestro húngaro Laszlo Marosi.

Banda Sinfônica Infanto-Juvenil

A banda é uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. No Guri, o grupo mantém viva uma rica tradição que remete aos emigrantes italianos, espanhóis e portugueses, que trouxeram ao Brasil a cultura tipicamente europeia de “banda municipal”, muito ligada à vida social e coletiva das cidades. Sua instrumentação segue a mesma de outras bandas ao redor do mundo, com naipes de sopros e percussão.

Formada por alunos e alunas de 10 a 14 anos, a Banda Sinfônica Infanto-Juvenil é um dos primeiros degraus da formação de estudantes de instrumentos de percussão e das famílias das madeiras – clarinete, saxofone, flauta – e metais – eufônio, trombone, trompa, tuba e trompete. Na Banda Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri, os estudantes têm um primeiro contato com o repertório da formação, explorando tanto peças da música clássica quando popular.

Banda Sinfônica Jovem do Estado

Em mais de 25 anos de atividades, a Banda Sinfônica Jovem do Estado equilibra em seus programas o repertório tradicional de banda sinfônica com arranjos de peças eruditas, composições populares e concertos temáticos, sob a batuta da maestrina Monica Giardini. Com uma proposta que proporciona vivência pedagógica e prática artística versátil aos bolsistas, a Banda os prepara para a rotina profissional.

Banda Sinfônica Juvenil do Guri de São Paulo

A banda é uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. No Guri, o grupo mantém viva uma rica tradição que remete aos emigrantes italianos, espanhóis e portugueses, que trouxeram ao Brasil a cultura tipicamente europeia de “banda municipal”, muito ligada à vida social e coletiva das cidades. Sua instrumentação segue a mesma de outras bandas ao redor do mundo, com naipes de sopros e percussão.

Com idades entre 15 e 18 anos, os alunos e alunas que compõem a Banda Sinfônica Juvenil do Guri estão entre os mais avançados do programa nas áreas de percussão, madeiras – flauta, clarinete e saxofone – e metais – eufônio, trompa, tuba, trombone e trompete. O nível de desenvolvimento musical permite que explorem linguagens musicais mais complexas, abarcando além do repertório tradicional e popular, peças contemporâneas de maior dificuldade técnica.

Repertório

Banda Infanto-Juvenil

ANACLETO DE MEDEIROS
Os Boêmios

PHILIP SPARKE
Towards the Western Horizon

JOHAN DE MEIJ
Dança e Hino dos Hobbits, de Senhor dos Anéis (arr. Paul Lavander)


Banda Juvenil

ANDREW BOYSEN, JR.
Kirkpatrick Fanfare

FERENC FARKAS
Danças Húngaras Antigas do Século XVII

JULES MASSENET
Meditação de Thaïs (arr. Austin Harding e Neil A. Kjos)

FRIGYES HIDAS
Suíte para Banda
Suíte Canção Folclórica 2


Banda Juvenil & Banda Infanto-Juvenil

ARPAD BALAZS
Quatro Quadros
Rondó Húngaro
Suíte de Canções Folclóricas Húngaras

Sobre o(a) regente

Laszlo Marosi, regente convidado
Nascido em 1962, em Sarvar, na Hungria, o maestro Laszlo Marosi estudou na Academia de Música Franz Liszt, em Budapeste, e é atualmente o diretor artístico do Festival de Bandas de Villa Carlos Paz (Argentina), consultor artístico da editora musical Stormworks Europe e professor da Universidade da Flórida Central, em Orlando (EUA). Defensor da música contemporânea, Marosi realizou várias estreias mundiais para orquestra e ensemble de sopros, incluindo peças de Frigyes Hidas, Kamillo Lendvay, Laszlo Dubrovay, Christopher Marshall, Nunzio Ortolano, Vincente Moncho e Edson Zampronha, entre outros.

Data: 15/12/2017

Horário: 17:00

Local: CEU Alvarenga

Endereço: Estr. do Alvarenga, 3752 – Balneário São Francisco, São Paulo – SP, 04474-340
Telefone: (11) 5672-2542

Entrada: Franca

#SMC2017SAMPA, #SMC2017TOCASP, #SMC2017CONEXÕES, #SMC2017INTEGRA

Parceiros

Patrocínio Master

Patrocínio Ouro

Patrocínio Bronze

Apoio Cultural

Parceria Internacional

Apoio Institucional

Patrocínio de Programa de Instrumentos SMC

Realização

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.