Santa Marcelina Cultura

MENU

Madrigal e Orquestra Barroca do Encontro de Música Antiga no Theatro São Pedro

O Madrigal e a Orquestra Barroca do VII Encontro Internacional de Música Antiga realizam dois concertos de encerramento: no CEU Parque Veredas, no dia 28 de setembro, e no Theatro São Pedro, no dia 30. Sob regência do maestro e violoncelista holandês Jaap ter Linden, a Orquestra Barroca e o Madrigal interpretam obras de Georg Phillipp Teleman, Cristoph Graupner e Marc Antoine Charpenter.

Encontro Internacional de Música Antiga

Criado em 2012, o Encontro Internacional de Música Antiga é um dos eventos mais significativos do gênero no país. Consolidado na agenda musical brasileira, o encontro chega a sétima edição com um projeto maduro, que visa despertar o interesse pelo repertório musical dos séculos 17 e 18, e difundir as práticas interpretativas da música antiga no país.

Desenvolvido pelo Núcleo de Música Antiga da Emesp, o projeto artístico-pedagógico contempla uma imersão completa no universo do gênero, com masterclasses ministradas pelo corpo docente do Núcleo de Música Antiga da Escola, além de uma intensa agenda de ensaios. Ao longo de uma semana, professores, alunos e convidados formam a Orquestra e o Madrigal do Encontro Internacional de Música Antiga, que se apresentam em dois concertos de encerramento.

Repertório

GEORG PHILIPP TELEMAN (1681-1767)
Ouverture “ Hamburger Ebb’ und Flut” em Dó maior  (Wassermusik) para flautas doces, oboés, fagote e cordas

.ouveture

.sarabande . Die Schlafende Thetis

.bourrée . Die erwachende Thetis

.loure . Der verliebte Neptunus

.gavotte. Die spielenden  Najaden

.harlequinade. Der scherzende Tritonus

.Der stümerde Aeolus

.menuet. Die angenehme Zephir

.Ebbe und Flut

CRISTOPH GRAUPNER (1683-1760)
Concerto para traversos, oboés e cordas em sib maior n. 39

.vivace

.tempo giusto

.allegro

MARC ANTOINE CHARPENTIER (1643-1704)
Josué,  oratório (histoires sacrées) , para 2 coros e 2 orquestras

Sobre o(a) regente

Jaap ter Linden, maestro e violoncelista holandês
Jaap ter Linden tem uma longa história na música antiga mundial. Suas várias turnês tem o levado para países ao longo da Europa, Japão, Austrália e Estados Unidos, frequentemente apenas com a música de Bach na sua bagagem. Como maestro, ele tem trabalhado com ensembles como o Handel and Haydn Society, Philharmonia Portland e Lyra Baroque; Arion and Tafelmusik; o Wroclaw Symfonie, em Portland; Bordeaux Opera in France, e vários outros, apresentando repertórios do século 18 e 19, de Purcell a Mendelssohn e Schubert. Tem numerosas gravações em seu nome, notavelmente as suítes de violoncelo de Bach, que ele gravou duas vezes. Sua última gravação, as Sonatas Completas para Violocenlo e Piano de Beethoven, com David Breitman, está sendo lançada esse ano. Com a sua Mozart Akademie in Amsterdam, ele gravou as sinfonias completas de Mozart, para grande aclamação. Ele terminou muitos anos de ensinamentos no Royal Conservatory Den Haag, em 2016, quando se mudou para os Estados Unidos. Em setembro de 2018, ele começou a ensinar na Case Western Reserve University e no Cleveland Institute of Music, ambos localizados em Cleveland.

Data: 30/09/2018

Horário: 14:00

Local: Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP

Entrada: Paga

Ingressos: R$30 (inteira) | R$15 (meia)

Compre o ingresso online

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.