Santa Marcelina Cultura

MENU

Concerto da Orquestra do Theatro São Pedro

A Orquestra do Theatro São Pedro realiza concerto no dia 8 de julho, às 20h, sob regência de Roberto Tibiriçá e participação da soprano Rosana Lamosa.

Repertório

Wolfgang Amadeus Mozart

Exsultate, jubilate, K 165 – Motete
Abertura da ópera “Cosi fan Tutte”
Zeffiretti lusinghieri, da ópera “Idomeneo”
Ach, ich fühl’s, da ópera “Die Zauberflöte”
Dove Sono, da ópera “Le nozze di Figaro”

Intervalo

2ª Parte:
Sinfonia Nº 36 em Dó Maior, K 425 “Linz”
– Adagio – Allegro spiritoso
– Andante
– Menuetto – Trio
– Presto

Sobre o(a) regente

Roberto Tibiriçá, regente convidado

Nascido em São Paulo, Roberto Tibiriçá recebeu orientações de Guiomar Novaes, Magda Tagliaferro, Dinorah de Carvalho, Nelson Freire, Gilberto Tinetti e Peter Feuchwanger. Foi discípulo do Maestro Eleazar de Carvalho.

Vencedor do Concurso para Jovens Regentes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo em duas edições, foi convidado por esta orquestra como Principal Regente Convidado por quase 18 anos, onde teve a grande oportunidade de conviver e trabalhar com o Mto. Eleazar de Carvalho por todo este período. Ocupou o cargo de Regente Assistente no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, Portugal, e em 1994 tornou-se Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica Brasileira. Entre 2000 e 2004, foi Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Petrobrás Pró Musica e, entre 2005 e 2011, Diretor Artístico da Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli (SP), cujo patrono é o Maestro Zubin Mehta. Foi Regente Titular e Diretor Artístico das Orquestra Sinfônica de Campinas e Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo.

No Rio de Janeiro foi eleito pela critica como o Musico do Ano de 1995 e recebeu do Governo deste Estado o Prémio “Estácio de Sá”, por seu trabalho com a Orquestra Sinfônica Brasileira.

Na Orquestra Petrobrás Pró Musica teve elogiadas iniciativas em prol da divulgação e estimulo à musica brasileira. Destacam-se os concertos com repertório de compositores nacionais contemporâneos e três Concursos – para Jovens Solistas, para Jovens Regentes e para Jovens Compositores. Com essa orquestra, Tibiriçá gravou dois CDs com importantes obras brasileiras, sendo um deles – com o Choros 6 de Villa-Lobos e o Concerto  para Piano em Formas Brasileiras de Hekel Tavares, com Arnaldo Cohen – considerado um dos melhores CDs de 2003. Dirigida por Roberto Tibiriçá, a Orquestra Petrobrás Pró Musica (hoje Orquestra Petrobrás Sinfônica) recebeu o Prémio Carlos Gomes como Melhor Conjunto Orquestral por duas vezes seguidas, 2001 e 2002.

Participou do Festival Martha Argerich, em Buenos Aires, por duas vezes a convite da própria artista. Em 2001, na abertura do Festival, regeu Martha no Concerto em Sol de Ravel e em 2004, com a Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, o pianista Nelson Freire, tocando o “Momo Precoce”, de Villa-Lobos.  Já há alguns anos é convidado para o Festival Villa-Lobos, Venezuela, regendo concertos com a Orquestra Simón Bolívar.

Recebeu o titulo de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro em 2002 e desde 2003 ocupa a Cadeira nº5 da Academia Brasileira de Musica. De 2005 a 2011 foi Diretor Artístico da Sinfônica Heliópolis, do INSTITUTO BACCARELLI. Foi ainda Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (SP), da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo (SP) e Principal Regente da OSSODRE, Montevidéu/Uruguai.

Recebeu em 2010 e 2011 o XIII e XIV Prêmio Carlos Gomes como Melhor Regente Sinfônico (por seu trabalho com a Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais).

Recebeu ainda em 2011 a Ordem do Ipiranga (a mais alta honraria do Estado de São Paulo), a Grande Medalha Presidente Juscelino Kubitschek (outorgada pelo Governo de Minas Gerais) e o Prêmio APCA (Associação dos Críticos Musicais de São Paulo) como Melhor Regente (por seu trabalho com a Sinfônica Heliópolis e com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais).

Foi Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais de 2010 até 2013.

Sobre o(a) solista

Rosana Lamosa, soprano

A carioca Rosana Lamosa é uma das mais importantes sopranos brasileiras, sendo reconhecida pela crítica e meio cultural que lhe agraciou com os Prêmios APCA (1996), Carlos Gomes  (1998 e 2002) e a Ordem do Ipiranga (2010) no grau de Comendadeira.

Em sua carreira, destacam-se os papéis de Manon, Melisande, Mimi, Violetta,  Juliette e Marie (Fille du Regiment), Lucia de Lammermoor, Norina, Gilda, Rosalinde, Anne Truelove, Nannetta, Hanna Glavari, Micaela, Lucy, Condessa, tendo participado da primeira produção brasileira do Anel do Nibelungo, de Wagner. Cantou O Guarany, em Lisboa; Armide, no Festival de Buxton, na Inglaterra; Rigoletto, nos EUA, tendo atuado também como concertista em apresentações no Carnegie Hall e no Concert Hall de Seoul. Protagonizou as estreias brasileiras de Magdalena, de Villa-Lobos; Alma, de Claudio Santoro; e A Tempestade, de Ronaldo Miranda. Apresentou-se para o Papa João Paulo II durante sua visita ao Brasil e na 9ª Sinfonia, sob regência de Kurt Masur.

Discografia: Jupyra com a OSESP (BIS), Bachianas Brasileiras (Naxos), Canções do Amor (Quartz), Missa de Nossa Senhora da Conceição com a OSB (Biscoito Fino).

Em 2016, participou do Concerto de Abertura do TMRJ, na Missa Solemnis, de Beethoven, dos Concertos Música Brasilis, em homenagem à Carlos Gomes, de recitais e masterclasses em Recife e do Festival de Musica de Londrina.

Em 2017, cantou a Paixão Segundo São Mateus com a Camerata Antigua em Curitiba e participa de recitais e concertos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e do Festival de Música de Londrina.

É professora de canto da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ficha Técnica

1º Violinos
Maria Fernanda Krug* – Spalla
Anderson do Amaral Santoro – Solista
Cleber Olivares Albuquerque
Hugo Leonardo farias
Jonathan Souza Cardoso dos Santos
Gilliard Reis*

2º Violinos
Mariela Giovanini Micheletti – Solista
Maria Emília Paredes
Jair Guarnieri Almeida
Indira Torres Morales
Mayra Pezzuti*

Violas
Fábio Luis Rossini Schio – Chefe de Naipe
Diogo Guimarães – Solista
Edmur de Oliveira Mello Junior
Samuel Passos*

Violoncelos
Fabricio Rodrigues – Chefe de Naipe
Camila Hessel Sotero – Solista
Luiz Daniel Sales*
Renato Amaral*

Contrabaixos
Fernando Ap. R. Freitas – Solista
Thiago Hessel*

Flautas
Marco André Batista dos Santos – Chefe de Naipe
Filipe de Castro – Solista
Oboés
Alexandre Bocalari – Chefe de Naipe
Renato Gabriel Sales – Solista

Clarinetes
Daniel Aparecido de Oliveira – Chefe de Naipe
Paula Roberta A. Pires – Solista

Fagotes
Renato Santos Perez Y Perez – Chefe de Naipe
Clarissa Oropallo – Solista

Trompas
Rafael de Paula Nascimento – Solista
Eraldo Alves de Araujo – (Fumê)

Trompetes
Fabio Augusto Silva Simão – Chefe de Naipe
André Lacerda*

Trombone tenor
Agnaldo Gonçalves – Chefe de Naipe
Ricardo Pacheco – Solista

Trombone Baixo
Mauricio Martins da Silva – Chefe de Naipe

Percussão
Rubens de oliveira Junior – Chefe de Naipe
Bruno de Oliveira – Solista

Harpa
Rafaela Lopes – Chefe de Naipe

Piano
Renan Silvanio Branco – Chefe de Naipe

Inspetor – José Neves

Montadores:
Alessandro Gonçalves
Francimar Rodrigues
Arquivista – Jean Guilmer

*Artista convidado

Data: 08/07/2017

Horário: 23:00

Local: Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP

Entrada: Paga

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)

Compre o ingresso online

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.