Santa Marcelina Cultura

MENU

Camerata de Violões no Centro Cultural da Penha

Sob regência do maestro convidado Paulo Porto Alegre, a Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri interpreta um repertório variado com peças de Bach, Egberto Gismonti e Daniel Murray, entre outros.

Camerata de Violões do Guri de São Paulo

O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil, e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no universo erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, a o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. Assim, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo atende um objetivo ao mesmo tempo artístico e pedagógico, criando um ambiente em que o aluno aprende e se desenvolve, ao mesmo tempo que constrói uma performance e amadurece sua atuação no palco.

Formada em 2010, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo tem uma história de encomendas de composições, arranjos e transcrições originais. Após anos apurando o repertório, em 2016 lançou o CD Retratos Brasileiros, apenas com obras realizadas especialmente para o grupo. Em 2017, publicou um Caderno de Partituras, que acompanha o álbum e difunde um repertório base para o ensino coletivo do violão.

Repertório

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Ich ruf zu dir, Herr Jesu Christ
Liebster Jesu, wir sind hier

EGBERTO GISMONTI (1947)
Um Anjo

JOHN LENNON (1940-1980) e PAUL MCCARTNEY (1942)
Eleanor Rigby

PAULO PORTO ALEGRE (1953)
Estudo Minimalista

DANIEL MURRAY (1981)
Trans-Formações 2
[Encomenda feita pelo Guri Santa Marcelina]

Sobre o(a) regente

Paulo Porto Alegre, regência e violão
Reconhecido como um dos mais importantes violonistas brasileiros, Paulo Porto Alegre interpreta um repertório único para seu instrumento, indo desde o clássico até seus refinados arranjos de Beatles, George Gershwin, Pat Metheny e Ralph Towner, além de composições próprias e música brasileira. Além de solista, sua atuação como camerista inclui apresentações com grandes intérpretes, como Duo Assad, Cláudio Cruz, Rosana Lamosa e Quarteto Kodály. É membro fundador do Núcleo Hespérides, do Trio Opus 12, e professor titular da EMESP Tom Jobim e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Data: 02/09/2017

Horário: 19:00

Local: Centro Cultural da Penha

Endereço: Largo do Rosário, 20 – Penha, São Paulo
Telefone: (11) 2295-0401

Entrada: Franca

#SMC2017SAMPA

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.