Santa Marcelina Cultura

MENU

Camerata de Violões na Unibes Cultural

Em seu segundo concerto do ano, a Camerata de Violões apresenta um repertório com composições de autores contemporâneos do violão brasileiro. A apresentação é na Unibes Cultural, no dia 1º de julho, às 11h, e tem regência do maestro convidado Paulo Bellinati.

Camerata de Violões Infanto-Juvenil

O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil, e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no universo erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, a o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. Assim, a Camerata de Violões do Guri atende um objetivo ao mesmo tempo artístico e pedagógico, criando um ambiente em que o aluno aprende e se desenvolve, ao mesmo tempo que constrói uma performance e amadurece sua atuação no palco.

Formada em 2010, a Camerata tem uma história de encomendas de composições, arranjos e transcrições originais. Após anos apurando o repertório, em 2016 lançou o CD Retratos Brasileiros, apenas com obras realizadas especialmente para o grupo. Em 2017, publicou um Caderno de Partituras, que acompanha o álbum e difunde um repertório base para o ensino coletivo do violão.

Repertório

Duo da Camerata
[10 min]

PAULO PORTO ALEGRE (1953)
Cinco Duos
[7 min]

Samba canção
Coral (Sonhos…)
Pentatônicas
[14 min]

PAULO BELLINATI (1950)
Baião de Gude
[5 min]

CELSO CINTRA (1969)
Branca
[5 min]

PAULO BELLINATI (1950)
Lun-Duos
[4 min]

CHRYSTIAN DOZZA (1983)
Elf’s Jig
[4 min]

DANIEL MURRAY (1981)
Transformações
[4 min]

FRANCISCO MARIO (1988)
Princípio Real (arr. Thales Maestre)
[3 min]

Paraíso Perdido (arr. Thales Maestre)
[3 min]

Data: 01/07/2018

Horário: 12:00

Local: Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3065-4333

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocínio Master

 

 

Patrocínio Ouro


Patrocínio Prata


Patrocínio Bronze

Apoio Institucional

Realização