Santa Marcelina Cultura

MENU

Camerata de Violões no Hebraica

No dia 20 de outubro, a Camerata de Violões se apresenta ao meio dia na Hebraica. Com regência de Thales Maestre, o grupo apresentará a linha temática relacionada a produção dos compositores de países Ibero-americanos.

Além disso, o concerto contará com a participação da solista Aline Souza, que interpretará as obras: Cinco Canções de Miguel Torga (Paulo Bastos), para orquestra de violões e voz e ainda, Las Morillas de Jaen – Garcia Lorca (arr. Thales Maestre).

Camerata de Violões do Guri de São Paulo

O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil, e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no universo erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, a o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. Assim, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo atende um objetivo ao mesmo tempo artístico e pedagógico, criando um ambiente em que o aluno aprende e se desenvolve, ao mesmo tempo que constrói uma performance e amadurece sua atuação no palco.

Formada em 2010, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo tem uma história de encomendas de composições, arranjos e transcrições originais. Após anos apurando o repertório, em 2016 lançou o CD Retratos Brasileiros, apenas com obras realizadas especialmente para o grupo. Em 2017, publicou um Caderno de Partituras, que acompanha o álbum e difunde um repertório base para o ensino coletivo do violão.

Repertório

Antonio Pinho Vargas
Vilas Morenas (Arr. Rui Mourinho)

Joaquim Nim
Granadina e Saeta (arr. Andrew Forrest)

Augustin Barrios
Tua Imagem (Arr. Thales Maestre)

Paulo Bastos
Cinco Canções de Miguel Torga

Garcia Lorca (Arr. Thales Maestre)
Las Morillas de Jaen

José Mesquita Lopes
Ecos da Eternidade

Chrystian Dozza
Ginastera’s Dreams

Heitor Villa Lobos
Cantiga (Bachiana Brasileira 04) (arr. Fernando Lima)

Antonio Lauro
Vals Venezuelano n3 (arr. Fernando Lima)

Hugo Fattoruso
Sin Nombre (Candombe) (arr. Fernando Lima)

Sobre o(a) regente

Thales Maestre, regente convidado

Sobre o(a) solista

Aline Souza, regente convidada

Data: 20/10/2019

Horário: 15:00

Local: Hebraica

Clube Hebraica
Endereço:
R. Hungria, 1000 – Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3818-8800

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.