Santa Marcelina Cultura

MENU

Camerata de Violões na Cripta da Sé

A Camerata de Violões retorna à privilegiada acústica da Cripta da Sé, no subsolo da Catedral Metropolitana de São Paulo, para seu concerto final de 2018, no dia 2 de dezembro, às 12h30. Sob regência do maestro convidado da temporada, Paulo Bellinati, a Camerata toca peças de compositores do violão brasileiro contemporâneo. A apresentação marca o reencontro da Camerata com seu regente convidado da temporada 2017, Paulo Porto Alegre, que se une ao grupo dessa vez como solista.

Camerata de Violões do Guri de São Paulo

O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil, e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no universo erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, a o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. Assim, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo atende um objetivo ao mesmo tempo artístico e pedagógico, criando um ambiente em que o aluno aprende e se desenvolve, ao mesmo tempo que constrói uma performance e amadurece sua atuação no palco.

Formada em 2010, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo tem uma história de encomendas de composições, arranjos e transcrições originais. Após anos apurando o repertório, em 2016 lançou o CD Retratos Brasileiros, apenas com obras realizadas especialmente para o grupo. Em 2017, publicou um Caderno de Partituras, que acompanha o álbum e difunde um repertório base para o ensino coletivo do violão.

Repertório

Duo da Camerata
[10 min]

PAULO PORTO ALEGRE (1953)
Cinco Duos
[7 min]

Samba canção
Coral (Sonhos…)
Pentatônicas
[14 min]

PAULO BELLINATI (1950)
Baião de Gude
[5 min]

CELSO CINTRA (1969)
Branca
[5 min]

PAULO BELLINATI (1950)
Lun-Duos
[4 min]

CHRYSTIAN DOZZA (1983)
Elf’s Jig
[4 min]

DANIEL MURRAY (1981)
Transformações
[4 min]

FRANCISCO MARIO (1988)
Princípio Real (arr. Thales Maestre)
[3 min]

Paraíso Perdido (arr. Thales Maestre)
[3 min]

Data: 02/12/2018

Horário: 14:30

Local: Cripta da Catedral da Sé

Catedral Metropolitana de São Paulo
Endereço:
Praça da Sé – Sé, São Paulo
Telefone: (11) 3107-6832

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocínio Master

 

 

Patrocínio Ouro


Patrocínio Prata


Patrocínio Bronze

Apoio Institucional

Realização

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.