Santa Marcelina Cultura

MENU

Banda Sinfônica Infanto-Juvenil com Marcos Sadao Shirakawa

A Banda Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri faz sua estreia na temporada 2018 no dia 23 de junho, sob regência de um velho conhecido, o maestro convidado Marcos Sadao Shirakawa. Sob sua batuta o grupo toca um repertório com composições de Georges Bizet, Nino Rota e Carlos Goes, entre outros. O concerto acontece na Fábrica de Cultura Brasilândia, e tem entrada grátis!

Banda Sinfônica Infanto-Juvenil

A banda é uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. No Guri, o grupo mantém viva uma rica tradição que remete aos emigrantes italianos, espanhóis e portugueses, que trouxeram ao Brasil a cultura tipicamente europeia de “banda municipal”, muito ligada à vida social e coletiva das cidades. Sua instrumentação segue a mesma de outras bandas ao redor do mundo, com naipes de sopros e percussão.

Formada por alunos e alunas de 10 a 14 anos, a Banda Sinfônica Infanto-Juvenil é um dos primeiros degraus da formação de estudantes de instrumentos de percussão e das famílias das madeiras – clarinete, saxofone, flauta – e metais – eufônio, trombone, trompa, tuba e trompete. Na Banda Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri, os estudantes têm um primeiro contato com o repertório da formação, explorando tanto peças da música clássica quando popular.

Repertório

JAMES SWEARINGEN (1947)
Jubilance
[5 min]

GEORGES BIZET (1838-1875)
Music from Carmen (arr.Richard L. Saucedo)
[4 min]

NINO ROTA (1911-1979)
Romeu e Julieta (arr. Lorenzo Pusceddu)
[3 min]

LEONARD BERNSTEIN (1918-1990)
West Side Story (arr. Michael Sweeney)
[5 min]

PAUL JENNINGS
African Road
[5’30 min]

ANTÔNIO CARLOS GOMES (1836-1896)
Quem Sabe (arr. Hudson Nogueira)
[2’30 min]

TOQUINHO (1946)
Aquarela (arr. Hudson Nogueira)
[2’30 min]

JOHN PHILIP SOUSA (1854-1932)
Sousa Paloosa (arr. Michael Story)
[3’45 min]

Sobre o(a) regente

Marcos Sadao Shirakawa
Bacharel em trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, Marcos Sadao Shirakawa estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista. Foi regente titular da Banda Sinfônica de Cubatão, regente assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, regente assistente da Orquestra Sinfônica da USP, regente assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André e professor de trombone e música de câmara na EMESP Tom Jobim.

Data: 23/06/2018

Horário: 15:00

Local: Fábrica de Cultura Brasilândia

Endereço: Av. Gen. Penha Brasil, 02673-000 – Vila Nova Cachoeirinha
Telefone: (11) 3859-2300

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocínio Master

 

 


Patrocínio Ouro


Patrocínio Prata


Patrocínio Bronze

Apoio Institucional

Realização