Santa Marcelina Cultura

MENU

Banda Jovem do Estado convida Fabio Presgrave

Em abril, a Banda Jovem do Estado realiza a abertura da temporada de concertos com regência de Monica Giardini e participação do violoncelista Fabio Presgrave. O concerto será narrado por Anderson Vizarro Júnior. O grupo ligado à EMESP Tom Jobim realiza duas apresentações: no dia 20 de abril, às 20h, na Sala Palma de Ouro em Salto/SP; no dia 21, às 16h, a Banda sobe ao palco do Masp Auditório.

Banda Sinfônica Jovem do Estado

Criatividade e inovação caracterizam a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Constituída em 1993, o grupo faz parte dos grupos de formação e difusão artística da EMESP Tom Jobim, e equilibra em seus programas os repertórios tradicionais e contemporâneos, com composições recentes, arranjos de obras eruditas, peças populares e concertos temáticos. Com uma proposta que favorece a vivência pedagógica e uma prática artística versátil, os bolsistas da Banda se preparam para a rotina profissional por meio de ensaios intensivos e programas estilisticamente variados, explorando a diversidade sonora e técnica própria do repertório de banda sinfônica. No ano em que comemora seu 25º aniversário, a Banda Sinfônica Jovem do Estado segue desempenhando seu papel na linha de frente da música paulista, interpretando compositores contemporâneos e privilegiando a música recente, sempre viva, em suas apresentações.

Repertório

FRANCO CESARINI
Poema Alpestre
[23 min]

LUÍS SERRANO ALARCÓN
Tramonto: Romanza for Cello and Winds
[8 min] 

FERRER FERRAN
Sinfonia n. 2, A Paixão de Cristo
[37 min]

Sobre o(a) regente

Monica Giardini, regência
Doutora e mestre pela ECA-USP, com formação em piano, e bacharel em violão e pedagogia plena. Estudou regência orquestral e de banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Roberto Farias, Alceo Bocchino, Fábio Mechetti, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Eleazar de Carvalho e Juan Serrano, do qual foi assistente na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Recebeu o troféu Mulher em Sol Maior, o Prêmio Mulheres no Mercado e o Prêmio Excelência Mulher. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e atua como professora e conferencista do Sopro Novo Bandas, da Yamaha do Brasil.

Sobre o(a) solista

Fabio Presgrave, violoncelo
O violoncelista carioca Fabio Presgrave recebeu seus títulos de Bacharel e Mestre em Performance pela renomada Juilliard School of Music em Nova Iorque, onde estudou com Harvey Shapiro e Joel Krosnick. Segundo Bohumil Med (Música em Brasilia): “Presgrave é um virtuoso de currículo invejável…um violoncelistas moderno no melhor sentido da palavra, muito preparado e que dedica toda a sua atenção a interpretação da obra.” [leia mais]

 

Data: 20/04/2019

Horário: 20:00

Local: Sala Palma de Ouro

Centro, Salto/SP
13320-160

Entrada: Franca