Santa Marcelina Cultura

MENU

Fábricas de Cultura e Projeto Núcleo Luz apresentam espetáculo de dança “Heurói”

Fábricas de Cultura e Projeto Núcleo Luz apresentam espetáculo de dança “Heurói”

O Núcleo Luz, projeto artístico-pedagógico do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, administrado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, apresenta nos dias 21 e 22 de dezembro o espetáculo de dança Heurói no Theatro São Pedro, com entrada gratuita. Esta nova produção do Núcleo Luz, que integra também outras linguagens artísticas, como canto e teatro, aborda com humor e delicadeza as aventuras e desventuras do herói humano.

O herói que protagoniza esta história não tem superpoderes nem saídas mirabolantes. Tem o encanto e a vulnerabilidade da sua humanidade. Sua grandeza está na infinita capacidade de se reinventar diante daquilo que não dá certo, daquilo para o qual não estava preparado. A dramaturgia se ampara nessas tentativas, muitas vezes mal sucedidas, de se conquistar alguma coisa.

O espetáculo é resultado de um processo de pesquisa, criação e montagem que teve início em junho de 2013 com os aprendizes que integram o Núcleo Luz. São jovens vindos de diversas partes da região metropolitana e que têm em comum o interesse pela dança. “Durante esse processo eu convivi com Heróis. Heróis de carne e osso que, com seu suor e dedicação, tornaram esse espetáculo possível. Foi um intensa jornada de descobertas, desafios e superação”, comenta a diretora Chris Belluomini.

Heurói estreou em novembro deste ano e deve ficar em cartaz ao longo de 2014 com datas e endereços a definir.

O Núcleo Luz desenvolve desde 2007 um trabalho de vivência mais prolongada e aprofundada na linguagem da dança por meio do ensino de conteúdos básicos, experimentação, criação e apresentação de espetáculo integrado a outras linguagens artísticas e conteúdos socioculturais.

O projeto é totalmente gratuito e oferece aos participantes uma bolsa-auxílio, transporte e alimentação. Cada edição dispõe de 50 vagas e propõe aos jovens a permanência de dois anos no projeto, ciclo correspondente a um espetáculo. Estes aprendizes têm aproximadamente 80 horas de atividades mensais, entre aulas e ensaios intensos, além da oportunidade de compartilhar suas histórias e experiências. Esta vivência através da dança aponta para novas perspectivas de integração social e percepção do corpo como canal de comunicação e expressividade artística.

Heurói é o quarto espetáculo do Núcleo Luz, que já produziu os espetáculos Pedrinho Luz em 2007, inspirado no balé russo PetrouchkaVilla Luz – Mestiçagem, a rota das nossas histórias em 2009, baseado na vida e obra de Villa-Lobos, ambos sob a direção artística de Susana Yamauchi; e Rito de Passagem em 2011, inspirado em A Sagração da Primavera, também de Stravinsky, com direção artística de Chris Belluomini, com apresentações em diversos teatros da capital e do interior.

 

HEURÓI – FICHA TÉCNICA

Direção e Criação: Chris Belluomini

Assistência Artística: Márcio Greyk e Mauro J. Alves

Música e Composição Original: Carlos Ranoya

Cenário e Figurino: Marcio Macena

Desenho de Luz: Miló Martins

Assistência e Operação de Luz: Danilo Martins

Ilustração Material Gráfico: Marcio Macena

Produção: Claudia Burbulhan

Intérpretes Criadores: Adriana Peixoto, Alex Araújo, Amanda Carvalho, Ana Carolina Silva, Andressa Palomo, Anelise Soares, Ariane Pirillo, Camilla Assumpção, Carlos Araújo, Cássia Silveira, Cleber Vieira Junior, Danilo Estevam, Danilo Nonato, David Castro, Ednelson Guedes, Enoque Junior, Felipe Almeida, Fernando Ramos, Franciéliton Cardoso, Geislaine Lucena, Guilherme Ferreira, Gustavo Vaz, Harrison Rodrigues, Henrique Moreno, Jeniffer Mendes, Joelma de Souza, Jonathan Santana, Joyce Dantas,

Juliana Souza, Kaique Kennedy, Letícia Bellato, Lilian Martins,

Luan Assis, Lucas Lopes, Maitê Evangelista, Marcelino Dutra,

Mariana Prado, Mariana Oliveira, Michelle Souza, Munique Mendes, Nathalia de Alencar, Nicole Santos, Rafael Oliveira, Rafaela de Alencar, Rivaldo Silva, Rodrigo Alcântara, Thaís dos Reis, Yasmin Ribeiro.

 

SERVIÇO

Theatro São Pedro

Rua Albuquerque Lins, 207, Barra Funda – São Paulo, SP

Telefone: (11) 3667-0499

660 lugares

Dias 21 e 22 de dezembro. Sábado às 20h e domingo às 17h.

60 minutos. Classificação: livre.

Entrada Gratuita

Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro no dia do espetáculo.

 

Data: 21/12/2013

Horário: 22:00

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.